Como dar um Feedback Positivo: saiba como e a sua importância

Nova call to action

O feedback positivo é uma ferramenta importante nas relações de trabalho. Ele cria condições para a conscientização da atuação dos profissionais e para melhorar diversas variáveis no empreendimento. Muitos pensam que feedback positivo é apenas elogiar o colaborador. Mas a verdade é que esse recurso envolve mais questões, que são muito valiosas às empresas.

Preparamos este conteúdo especial com informações sobre feedback positivo. Quer aprender mais sobre o assunto e descobrir uma forma de maximizar o potencial do seu time? Continue acompanhando e entenda mais sobre o tema!

O que é feedback?

A palavra feedback vem do inglês e pode ser traduzida como retroalimentação, um processo controlado a partir do conhecimento das respostas que ele gera. Esse termo é utilizado em múltiplas áreas do conhecimento, como a biologia e engenharia.

No meio corporativo, feedback está se referindo a um retorno pelo desempenho. Nesse contexto, o feedback positivo é aquele que envolve uma apreciação pela performance que alcançou os padrões desejados.

E, para te ajudar a dar bons feedbacks, sejam eles positivos ou não, baixe agora os nossos templates de feedback!

É importante lembrar que o feedback tem um papel construtivo, buscando a continuidade do bom desempenho e o aperfeiçoamento constante. Ele traz uma série de consequências positivas para os colaboradores, como aumento da motivação, fortalecimento da confiança e maior engajamento.

E, a prática do feedback não é exclusiva para os profissionais da área de Recursos Humanos. Eles podem ser dados por pessoas independentemente de sua posição na companhia.

Qual a importância do feedback positivo?

O feedback positivo é muito valioso, porque ele proporciona o reconhecimento do potencial do colaborador. Esse recurso é uma forma de valorização das capacidades, mostrando que você aposta no profissional e confia nele.

Essa devolução busca promover a continuidade do bom desempenho, mas também objetiva fornecer direcionamento para maximizar os bons resultados obtidos. A proposta é promover aprendizagem e gerar um ciclo positivo no meio laboral, em que o trabalhador fica motivado e tem um bom comprometimento com suas tarefas.

O feedback positivo permite mostrar ao funcionário que ele alcançou os padrões exigidos na realização de determinada atividade, sendo uma boa referência para ações futuras. Ele traz reflexos no aprendizado, estimulando a contínua busca de crescimento e aprimoramento.

Além disso, o feedback positivo cria condições para o fortalecimento do vínculo de cordialidade entre trabalhador e gestor, pois envolve respeito, consideração e valorização de esforços. Ele permite estabelecer uma reflexão conjunta sobre a performance, levando ao crescimento pessoal e profissional.

Como dar um feedback positivo?

Para dar um feedback positivo, é necessário tomar alguns cuidados a fim de realizar o procedimento com sucesso. Veja a seguir quais são as medidas mais importantes para dar um bom retorno sobre o desempenho!

Crie a situação adequada

É preciso ter cuidado para criar uma situação adequada para o feedback. Ambientes barulhentos e movimentados demais podem ser desfavoráveis para a escuta e para o desenvolvimento de um diálogo construtivo. 

Outra questão que deve ser observada é que alguns colaboradores são mais reservados, outros mais extrovertidos. Isso significa que nem todas as pessoas gostam de receber algum apontamento em público.

Assim, uma forma mais fácil e cautelosa de dar feedback é buscar dar o retorno em particular. Mas se perceber que o profissional tem facilidade em lidar com um nível maior de exposição, o feedback em público não será um problema.

Faça uma introdução do que vai ser falado

Situações como feedbacks podem deixar o colaborador ansioso, com medo do que vai escutar. Assim, as informações devem ser dadas de forma cuidadosa e cordial. É muito importante que você ofereça uma breve introdução do que vai ser falado, mostrando à qual contexto está se referindo.

Uma boa estratégia é dizer que você observou como o profissional tem realizado o trabalho dele e apontar em quais tarefas o bom desempenho foi observado. Isso vai ajudar o funcionário a se situar sobre o feedback. Assim, ele pode localizar quais foram os aspectos positivos, as prioridades estabelecidas e a conduta que devem ser reproduzidos e continuados nas atividades futuras.

Reconheça o trabalho do colaborador

O reconhecimento pelo trabalho realizado é fonte de motivação, sendo um estímulo para o colaborador continuar se dedicando. Mostre que o que o profissional fez foi realmente coerente, apontando os resultados gerados pela boa performance. Procure também valorizar competências e mostrar melhorias em relação a desempenhos anteriores.

Apresente exemplos

A apresentação de exemplos é uma forma de facilitar a compreensão do profissional. Como o feedback positivo também tem uma importante função de aprendizagem e de continuidade da boa performance, é necessário que o colaborador entenda o que foi bem realizado para que ele mantenha o bom desempenho.

Com exemplos, as situações ficam mais palpáveis e visualizáveis. Dessa forma, o trabalhador compreende melhor em que aspectos acertou e pode empreender esforços para manter o bom padrão e avançar cada vez mais.

Dê feedback positivo de forma frequente

O feedback positivo é essencial para a motivação dos colaboradores e para que os bons desempenhos sejam contínuos. Se os profissionais não recebem retorno, eles têm a impressão de que o trabalho não está sendo visto. Além disso, em certos momentos, é necessário dar feedbacks negativos. 

O feedback negativo também é construtivo, mas ele busca melhorias. Porém, ele nem sempre tem um papel tão motivacional. O retorno positivo tem essa propriedade em maior grau. É preciso ter um equilíbrio entre os feedbacks positivos e negativos para promover aprimoramento e desenvolvimento do time. 

A frequência do feedback positivo é primordial para o engajamento e para maximizar as potencialidades do time. Ela também contribui para a melhora do humor e do clima na empresa.

Peça aos colaboradores para darem ideias de como manter o bom desempenho

Uma forma de tornar o feedback positivo ainda mais construtivo é pedir ao colaborador para fornecer ideias sobre como ele pode dar continuidade ao bom desempenho. Isso permite que o trabalhador seja mais participativo e ativo, o que contribui no processo de desenvolvimento profissional dele. Além disso, é uma medida construtiva e enriquecedora para a corporação.

O feedback positivo fornece diversos benefícios para a organização. Ele cria condições para melhorar o clima organizacional, promovendo bom humor e contentamento com o trabalho. Além disso, conforme citamos, ele é fonte de motivação para enfrentar os desafios do dia a dia, auxiliando na construção da cultura da companhia.

Dar feedback positivo permite fortalecer a equipe, direcionando os colaboradores para o crescimento e aprimoramento constante. A medida também contribui para a melhora dos resultados, ao tornar os profissionais mais envolvidos com suas tarefas.

E, além do feedback positivo para os colaboradores, existe também o feedback positivo que podemos dar para os candidatos durante um processo de recrutamento e seleção.

Ou caso queira saber mais sobre recrutamento e seleção ou como a Kenoby pode ajudar a sua empresa a diminuir o tempo de fechamento de vaga com mais qualidade na contratação profissional, entre em contato conosco.

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action