As principais ferramentas de recrutamento e seleção de pessoas

Nova call to action
Nova call to action

Encontrar e contratar os melhores profissionais é uma importante tarefa para o RH, por isso é necessário conhecer as ferramentas de recrutamento e seleção. Desse modo, é possível otimizar todo o fluxo de trabalho, tornando-o mais ágil e eficiente.

Além disso, precisamos entender que o mercado de trabalho está mais complexo. Uma empresa que deseja contratar profissionais talentosos deve saber se posicionar e utilizar a tecnologia a seu favor. Esses são fatores importantes na busca por resultados mais consistentes.

Hoje vamos falar sobre as principais ferramentas de recrutamento e seleção de pessoas. Continue lendo e fique por dentro do assunto. Inclusive, você pode se inscrever no nosso mini curso gratuito sobre Automatização do R&S e receber as aulas semanais por e-mail.

Benefícios das ferramentas de RH

As ferramentas de RH são fundamentais para atender às necessidades de desenvolvimento do capital humano. Os benefícios são vistos principalmente em relação à otimização dos processos e melhoria na qualidade do trabalho.

Com a tecnologia, as tarefas repetitivas e gestão da informação é feita por software, deixando a intervenção humana para as etapas que envolvem empatia, criatividade, comunicação, pensamento crítico etc.

A tecnologia também trouxe inteligência para o recrutamento e seleção de pessoas, de modo que hoje conseguimos analisar profundamente os candidatos, buscando perfis, fit cultural e competências mais alinhados aos objetivos da empresa.

Você pode conferir esse novo papel do RH em nosso “Manual Completo de Recursos Humanos”.

Gestão de tarefas de seleção 

A primeira dessas ferramentas é o módulo de gestão de tarefas. O objetivo da tecnologia é concentrar todas as atividades pendentes, em andamento e realizadas em um único repositório.

Assim, cada pessoa executa suas tarefas dentro do processo e compartilha o status de suas atividades com os demais. Logo, os responsáveis conseguem enxergar tudo o que acontece em tempo real.

Na escolha dessa tecnologia, fique atento ao conceito de gestão à vista. Um bom software trocará as planilhas e anotações confusas pela exposição mediante elementos visuais, como quadros, ilustrações, tabelas amigáveis e painéis. Não basta ter mais informação, é preciso compreender o que está acontecendo.

Avaliação de desempenho 

Procure soluções para avaliar o desempenho dos candidato, de acordo com a etapa do recrutamento. Inicialmente, a avaliação ocorre com triagem, entrevistas em massa, testes de conhecimento online e feedbacks automatizados.

Já nas etapas de fundo do funil, a tecnologia não precisa automatizar tanto, mas dar apoio as técnicas de seleção, por exemplo, com roteiros de entrevista online, acesso ao histórico do candidato e formulários digitais.

Também é importante considerar a avaliação do processo e dos recrutadores, com indicadores de recrutamento: funil de contratação, tempo consumido pelo processo e vagas fechadas dentro do prazo etc. As medições ajudam a entender se o processo foi bem-sucedido e quais são as mudanças cabíveis.

Armazenamento de informações

As ferramentas de armazenamento não podem ser deixadas em segundo plano. Por lidarem com dados pessoais, é importante adotar padrões mais rigorosos, tendo controle sobre o acesso aos arquivos e o compartilhamento de informações dentro do setor.

Outra ferramenta útil para armazenar dados é o parse, que permite escanear os currículos em documentos digitais, adicionando os dados automaticamente na plataforma. Assim, os recrutadores não perdem tempo com cadastramentos.

Plataformas de gestão de talentos 

As ferramentas de gestão de talentos permitem enxergar a lista de profissionais de maneira dinâmica. É possível aplicar filtros para comparar as características, facilitando a diferenciação entre os candidatos e a tomada de decisão pelo gestor.

Um banco de talentos também será útil para aumentar o retorno do investimento. Os profissionais bem avaliados continuarão no radar da organização, podendo ser contratados no futuro, caso os admitidos não alcancem as expectativas ou surjam novas oportunidades na empresa.

Plataforma de treinamentos

Outra ferramenta que deve fazer parte do repertório da equipe de RH é a plataforma de treinamento. Ao enxergar globalmente a gestão de pessoas, é mais fácil saber quando é preciso abrir um recrutamento externo e quando o melhor caminho é o treinamento e desenvolvimento de pessoas.

Em relação aos novos contratados, o papel mais relevante é a integração do profissional ao ambiente de trabalho. Frequentemente, as tarefas do cargo tem características específicas ou as competências identificadas precisam ser complementadas antes de iniciar a atuação.

Portais de vagas 

Você provavelmente já conhece essa ferramenta, afinal, ela é bastante popular. Os portais de vagas são espaços web exclusivos para anunciar oportunidades de emprego. Neles, os candidatos podem se inscrever e participar das seleções.

No Brasil, alguns dos portais de vagas mais utilizados são: CathoInfoJobsIndeed e o LinkedIn. Em todos eles, é possível adquirir versões gratuitas e pagas do serviço, a diferença está no número de serviços agregados ao pacote.

Algo mais recente são os portais nichados, que atuam com foco em uma área específica. Neles, é possível explorar com mais profundidade uma categoria determinada de profissionais, como: desenvolvedores, engenheiros ou executivos.

Dentre os principais pontos positivos dessa ferramenta, destacam-se a possibilidade de gerenciamento dos anúncios em aberto, o banco de dados atualizado e a aplicação de filtros para contratação (por região, idade, escolaridades, etc.).

Entretanto, geralmente, uma empresa utiliza mais de um portal de vaga, o que dificulta a centralização e gestão dessa ferramenta. Mas, isso pode ser solucionado com um bom software — ferramenta sobre a qual ainda vamos falar.

Redes sociais 

É bastante comum anunciar oportunidades de emprego pelas redes sociais — mesmo as maiores empresas fazem isso. O principal motivo é a popularidade e diversidade dessa ferramenta, contribuindo diretamente para aumentar a robustez do recrutamento.

As redes sociais mais utilizadas são: Facebook e LinkedIn, mas nada impede que outras também sejam aproveitadas. No YouTube, por exemplo, é possível compartilhar anúncios de vagas por vídeo, facilitando a apresentação da empresa, cultura e liderança.

Mas é importante não perder o compasso. Empresas que optam por uma comunicação informal demais, mesmo que nas redes sociais, podem ter sua marca empregadora prejudicada. Então, é preciso de equilíbrio para usar essa ferramenta.

Softwares de recrutamento e seleção 

Cada vez mais utilizado, esse tipo de software contribui de diversas maneiras para alavancar o processo de contratação. Com ele é possível gerenciar melhor cada etapa do processo, centralizando a comunicação pelos portais de vagas e redes sociais em um único lugar.

Um bom software permite que todo o fluxo de trabalho seja otimizado, desde a aprovação das vagas pela gerência até o envio das primeiras propostas de contratação aos talentos. Além disso, possui filtros mais avançados e permite o levantamento de métricas.

Tudo isso possibilita que a empresa encontre e contrate o funcionário mais qualificado e aderente à vaga em aberto. Eliminando qualquer tipo de retrabalho, desperdício de tempo e dinheiro pela liderança do empreendimento. Veja os principais recursos na nossa live sobre o assunto!

No caso do software da Kenoby, o conceito base é permitir a gestão de ponta a ponta do processo. Cada uma das etapas recebe ferramentas para aprimorar o desempenho do recrutamento, tornando-o mais ágil e eficiente.

A tecnologia centraliza as soluções em uma única plataforma, seja com aplicações próprias, seja com a integração via API. Você não precisa usar as ferramentas mencionadas separadamente, pois com um único software é possível ter tudo integrado, em uma interface amigável.

Então, agora que você já conhece as principais ferramentas de RH para recrutamento e seleção de pessoas, o mais indicado é que você as utilize em conjunto. Todas possuem seus benefícios e podem melhorar seu fluxo de trabalho, e a integração é o melhor caminho.

Para conhecer o software de gestão da Kenoby, acesse a página de contato e fale com um especialista!

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action