Uma cultura organizacional bem estruturada é um dos fatores primordiais para que os profissionais da empresa estejam sempre alinhados e caminhem no mesmo propósito. Em meio à crise do coronavírus pelo mundo, milhares de empresas foram obrigadas a aderir ao home office e é nesse momento que a cultura mostra a sua força.

Para te ajudar a manter os colaboradores engajados durante a crise, preparamos um conteúdo exclusivo para fortalecer a sua cultura organizacional. Acompanhe a leitura!

Relembre os pontos fortes da sua cultura

No dia a dia do trabalho, é comum que os profissionais estejam acostumados com o ambiente, com a forma de se portar e se comunicar. Por isso, é fundamental que durante esse período de afastamento, a empresa intensifique as comunicações com informações e dicas que fortaleçam os aspectos da cultura organizacional. Fazendo isso, você garante que sua equipe se mantenha engajada e no mesmo ritmo do escritório.

Fortaleça a comunicação interna

A cultura é construída no dia a dia, quando os talentos se relacionam e colaboram para que determinada tarefa seja feita. Por essa razão, ela precisa ser reforçada quando a empresa encontra-se descentralizada.

Fortaleça a comunicação interna movimentando os líderes, estabelecendo comunicações claras e garantindo que a informação chegue a todos. Utilize os diversos canais de comunicações existentes para disseminar a informação ou até mesmo fazer reuniões.

Cuidado com os excessos

No tópico anterior falamos sobre a importância de ter uma comunicação clara, mas um fato muito comum entre equipes que não estão acostumadas com o trabalho remoto é o excesso de reuniões e comunicados.

Mantenha o ritmo de comunicações e reuniões de forma remota e dê espaço para os colaboradores executarem seu trabalho. Uma comunicação exacerbada pode ser compreendida como desconfiança, ou até mesmo pressão, prejudicando a produtividade.

Feedbacks são bem vindos

Com o distânciamento, é essencial que a cultura dos feedbacks também seja fortalecida. Sejam eles positivos ou negativos, é essencial que sejam dados. Assim, você mantém seus projetos alinhados e a qualidade das entregas.

Promova momentos especiais

Num momento de crise, em que diversas pessoas estão em estado de alerta, seja o propagador de boas notícias e momentos especiais entre a equipe. Assim, você ajuda os profissionais a manterem a calma e ainda melhora o clima dentro da empresa, mesmo à distância.

Pronto para cuidar da sua cultura durante a crise? Compartilhe esse artigo com seus colegas do RH e líderes. Não deixe de nos acompanhar no LinkedIn para receber mais dicas.