Você conhece a importância do feedback positivo? Contamos 5 benefícios!

Nova call to action

Você já se perguntou qual a importância do feedback positivo? Essa ferramenta de gestão é capaz de potencializar a performance da equipe em prol do desenvolvimento da organização.

No entanto, independentemente dos tipos de feedback, essa não é uma das tarefas mais fáceis. É preciso entender bem o contexto, se preparar e acompanhar o colaborador e a equipe nesse processo de desenvolvimento. Se bem aplicado, o feedback traz diversos benefícios tanto para as empresas quanto para o colaborador.

Ao longo desta leitura vamos mostrar a importância do feedback positivo e seus 5 benefícios. Acompanhe!

O que é feedback?

Feedback é o retorno que o gestor dá ao colaborador e à equipe acerca de suas atividades do dia a dia. O feedback positivo diz respeito a algo que os profissionais estão fazendo de forma correta. Ou seja, é algo bom — mas não é só isso.

Essa prática também pode servir para introduzir no diálogo com os funcionários algo que pode ser aprimorado. Dessa forma, o principal objetivo desse retorno positivo é impulsionar as melhorias.

Logo, podemos dizer que o feedback é a resposta que a liderança deve oferecer ao colaborador, levando em conta o que é esperado pela organização e o que precisa ser feito.

Como dar um feedback positivo?

Veja a seguir como se preparar para dar um feedback positivo!

Apresente os pontos fortes

Faça uma introdução abordando os pontos fortes do colaborador ou da equipe. Utilize a avaliação de desempenho para embasar o seu discurso, ou outras ferramentas de KPIs da empresa.

Essa é a hora de mostrar como o colaborador faz a diferença nos resultados organizacionais. Por isso, não poupe os elogios, mas lembre-se de ser sincero e basear sua fala em dados.

Ao evidenciar o trabalho do profissional, você mostra a ele que a função realizada é importante para a empresa, e isso gera motivação e engajamento com os objetivos da companhia.

Pense nas palavras certas

Para que o feedback não se resuma a apenas elogios e mais elogios, é importante que você pense nas palavras que vai dizer, mantendo sempre um tom amigável. Isso cria empatia e o colaborador verá que você realmente presta atenção no trabalho que ele desempenha.

Apresente exemplos de bom desempenho

Para elucidar ao colaborador qual desempenho foi satisfatório, dê exemplos das conquistas dele. Por exemplo, se for do setor financeiro, revele como o comprometimento que ele teve com os prazos de certo projeto foram fundamentais para que tudo fosse entregue no prazo, sem transtornos ou cobranças indevidas.

Mostre os pontos de melhoria

Aproveite o clima amigável do feedback positivo para sugerir melhorias e elevar o potencial do profissional na empresa. Usando o exemplo anterior, proponha que o colaborador crie métricas de desempenho para a área financeira do projeto. Com isso, você eleva a qualidade das entregas e ainda garante importantes dados para a gestão financeira do negócio.

Acompanhe o desempenho do profissional

Tanto no feedback positivo quanto no construtivo, o gestor deve propor caminhos a serem trilhados para alcançar os objetivos organizacionais. Para isso, é fundamental que a liderança acompanhe o processo desse desenvolvimento, oferecendo ajuda para sanar dúvidas e orientar nas questões que forem necessárias.

Qual a importância do feedback positivo?

Veja a seguir 5 benefícios do feedback positivo para sua empresa.

1.  Melhora a comunicação entre a equipe e o líder

Quando o gestor mantém a prática de oferecer retorno aos seus colaboradores, ele cria uma relação de confiança, e os liderados passam a ter uma maior abertura para o diálogo.

Essa melhora na comunicação entre gestores e funcionários ocorre graças à confiança construída. Com isso, existe ruptura das barreiras que impediam a comunicação na empresa.

Já a abertura ao diálogo e a proposta de soluções mostram uma gestão aberta e proativa, o que também contribui para a admiração e confiança dos colaboradores em relação à liderança.

2. Cria um clima organizacional positivo

O feedback positivo colabora para a formação de um clima organizacional positivo à medida que estabelece uma relação entre gestor e colaborador, fortalecendo a sinergia da equipe. Para tanto, todos devem ser avaliados da mesma forma, recebendo oportunidades iguais para se desenvolverem e melhorarem de maneira contínua.

O feedback positivo ainda colabora para transformar o ambiente organizacional em um local onde as pessoas são reconhecidas, fomentando a vontade delas de crescerem profissionalmente.

3.  Eleva a produtividade

Quando as pessoas sabem o que fazem corretamente e o que deve ser melhorado, potencializam seus pontos fortes e trabalham para corrigir as falhas. Com isso, aumentam a produtividade, gerando mais resultados para a empresa.

4. Aumenta a motivação da equipe

Pessoas motivadas trabalham mais e melhor, e essa característica é algo que apenas pode ser desenvolvida de forma individual. No entanto, o feedback positivo é uma excelente forma de influenciar os funcionários, aumentando o desempenho deles. Além disso, a confiança na liderança também tem um impacto positivo, gerando mais resultados.

Logo, fica claro que as boas práticas de gestão, como o feedback positivo, influenciam diretamente nos resultados do negócio.

5. Aumenta a lucratividade

Como consequência do clima organizacional positivo, do aumento da produtividade e da motivação da equipe, além de outros fatores, a empresa tem todo o potencial para lucrar mais.

Isso acontece porque vários fatores são associados ao feedback positivo: o bem-estar, a confiança na liderança, nos processos e o reconhecimento individual e coletivo.

Como vimos ao longo desta leitura, a importância do feedback positivo traz impactos diretos para a organização à medida que posiciona as pessoas a respeito do que elas devem melhorar no dia a dia no trabalho e no que estão acertando.

A gestão de Recursos Humanos deve estar atenta a essa ferramenta, já que é um importante incentivador para as ações no cotidiano da empresa. Nesse cenário, a figura do líder é essencial, já que ele é o responsável por conduzir e ordenar as questões individuais e coletivas que impactam no negócio.

Se você gostou deste artigo sobre os 5 benefícios do feedback positivo, confira também como utilizar feedbacks para gerir pessoas.

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Veja os melhores momentos da live sobre cultura e diversidade no R&S. Preencha o formulário abaixo e assista agora!

Veja os melhores momentos da live sobre cultura e diversidade no R&S. Preencha o formulário abaixo e assista agora!

Quer transformar a apresentação dos seus números de RH? Preencha o formulário abaixo para receber agora este template customizável…

Quer transformar a apresentação dos seus números de RH? Preencha o formulário abaixo para receber agora este template customizável…

Quer participar com a gente? Preencha o formulário abaixo para mergulhar nessa transmissão gratuita cheia de aprendizados sobre diversidade e cultura…