Sempre muito presentes nas tramas de ficção científica, a Inteligência Artificial passa a garantir cada vez mais o seu espaço nas discussões e, até mesmo, na vivência de grande parte da população.
Isso se dá pelo simples fato de que ela se tornou real. As maiores companhias do ramo da tecnologia já contam com os próprios projetos de IA e planejam um futuro promissor para esse tema.
Mas o que afinal como funciona a Inteligência Artificial?
A resposta para essa pergunta é, relativamente, simples. Basicamente, a Inteligência Artificial é construída para desempenhar funções de forma melhor, ou igual, ao homem.
A IA se consiste em três etapas necessárias para a sua plena atuação. São elas:
- Conjunto de dados armazenado no sistema para que, usando ele como base, possa estabelecer previsões e constatações;
- O algoritmo tem função de, levando em conta o conjunto de dados, optar pela melhor decisão; e
- A interface é a parte de interação. Nela, o sistema compreende a solicitação e ilustra e apresenta a ação.
Veja este exemplo abaixo, quando o sistema de Inteligência Artificial da IBM, o Watson, recebe uma solicitação para produzir um trailer para o filme “Morgan”:
Traduzindo para o que foi falado acima, esse trailer foi processado em três fases principais. A primeira, foi a solicitação de um “trailer de suspense” através da interface do sistema; com isso, o algoritmo do Watson buscou em seu banco de dados, todas as informações possíveis sobre o que foi pedido e criou o seu próprio projeto; e então, a última etapa foi a entrega desse trailer através da interface do sistema.
O uso da Inteligência Artificial no Recrutamento e Seleção
Além de criar um trailer, por exemplo, os sistemas de IA apresentam um potencial de atuação muito grande. Entre alguns exemplos de ações que já acontecem, além do que foi citado acima, estão: escrever livros, desenhar, compor músicas e, finalmente, atuar com forte presença no setor corporativo.
Junto com essa revolução tecnológica que vem se fazendo cada vez mais presente no mundo globalizado, se apresenta também a mudança na maneira de recrutar candidatos nas empresas.
Pensando nisso, listamos abaixo três exemplos de como a Inteligência Artificial pode ajudar os profissionais de RH na hora de encontrar o candidato certo:
1. Sugestões e previsões
Uma grande vantagem da tecnologia perante a mente humana é a capacidade de processamento de uma grande quantidade de informação de maneira muito rápida.
Uma forma de inserir a IA no dia-a-dia de um setor de Recrutamento e Seleção, é fazer com que ela atue de maneira consultiva, de maneira que o sistema analise todos os fatos e acontecimentos e, com isso, estipule previsões e possa fornecer conselhos e sugestões para os próximos passos da companhia.
2. Avaliação de Candidatos (Testes)
A biometria é uma das grandes vertentes da Inteligência Artificial. Com ela, seria possível estabelecer diversos parâmetros de configuração afim de extrair os reais significados de expressões e comportamentos dos candidatos durante vídeos, ligações ou entrevistas, por exemplo.
3. ChatBots
A utilização de chatbots significa nada além de automatizar o atendimento de candidatos. Isso significa que os bots substituiriam os seres humanos na hora de responder perguntas sobre processos seletivos, por exemplo. Essas respostas seriam dadas de maneira personalizada e objetiva ao candidato, sem perder a pessoalidade e a boa educação, por exemplo, atendendo à demanda desse potencial colaborador e permitindo os trabalhadores da área a otimizarem seu tempo, permitindo a eles exercer outras atividades mais relevantes.
Um dos grandes representantes e idealizadores da Inteligência Artificial no Brasil se chama David Dias. Com cerca de dezessete anos de carreira na IBM, David atua hoje como líder de Canais e Ecossistemas na IBM Watson Group, fomentando diversas inovações na área cognitiva.
No próximo dia 23 de novembro, ele estará junto a outros grandes palestrantes como, o diretor de RH do LinkedIn, Alexandre Ullmann, e a Co-founder e CEO da Love Mondays, Luciana Caletti, no 2º Kenoby Talks, falando, entre outros temas muito relevantes, bastante coisa sobre Inteligência Artificial no R&S. O que acha de aprender muito mais sobre o presente e o futuro da área de Recrutamento e Seleção?
Não perca essa oportunidade! Clique na imagem abaixo para garantir a sua vaga no maior evento de Recrutamento e Seleção do Brasil.