Match de candidatos: utilizando Inteligência Artificial no R&S

Nova call to action

A sociedade, ao longo do tempo, passa por evoluções tecnológicas que transformam hábitos e costumes. Isso modifica a forma como nos comunicamos e as funções exercidas nas empresas, fato mais evidente quando olhamos para o mercado de RH. Nele, podemos identificar que a Inteligência Artificial, ou Artificial Intelligence, em inglês (AI) vem ganhando espaço nas organizações de todo o mundo, especialmente quando falamos em match de candidatos.

Para aprender tudo sobre esse tema, se inscreva gratuitamente no Mini Curso por e-mail sobre Inteligência Artificial no R&S.

Nesse cenário, a AI chega para facilitar os processos seletivos e permitir que o RH tenha uma atuação cada vez mais estratégica dentro das organizações. Além disso, as novas tecnologias estão alinhadas às expectativa das gerações Y e Z, que estão mais exigentes na hora de escolher uma empresa para trabalhar.

Quer saber mais sobre match de candidatos e qual a sua relação com a AI? Então continue a leitura!

Qual a função da AI nos processos de recrutamento e seleção?

Os filmes de ficção científica preconizavam que a AI estava num futuro distante, e quando se tornasse realidade, usurparia os cargos de profissionais dentro das empresas, com uma inteligência que jamais o ser humano poderia alcançar.

Contudo, essa tecnologia vem se mostrando uma aliada nos processos empresariais, apoiando os profissionais e mostrando que homem e máquina podem trabalhar juntos.

Assim, podemos entender a Inteligência Artificial como a capacidade de dispositivos de raciocinar, decidir e solucionar problemas. Com o aperfeiçoamento da tecnologia, alguns softwares já atuam de maneira independente, ou seja, não precisam do comando do ser humano, como os carros que não necessitam de motorista.

Esses softwares inteligentes conseguem processar uma grande quantidade de informações que um ser humano normal não tem condições de fazer. Assim, eles estão dominando funções operacionais que não exijam empatia ou criatividade.

A tecnologia se faz presente como fator decisório para o atingimento do sucesso. O vídeo a seguir conta um pouco mais sobre a participação desse fator no nosso dia-a-dia. Confira:

Muitas empresas estão utilizando essa tecnologia na área de recursos humanos para avaliar candidatos e listar os que apresentam maior aderência à equipe e ao cargo.

Com essa fase sendo realizada de forma automática, os profissionais de recrutamento e seleção podem se dedicar a outras etapas do processo seletivo e também a outras funções mais estratégicas para o desenvolvimento das pessoas — e, consequentemente, do negócio para o qual trabalham.

Mas afinal, o que é match de candidatos e qual a sua relação com AI?

Resumidamente, o match de candidatos mensura o quanto o profissional é aderente ao perfil do cargo em aberto. O mercado conta hoje com o Mindmatch, sistema de matchmaking e assessment mais completo quando o assunto é recrutamento e seleção de pessoas. Ele combina 142 scores em um único índice composto, levando em consideração uma série de características do candidato e do ambiente profissional.

Em seu mix de testes online, é possível compilar habilidades + perfil, utilizando para isso vários tipos de testes: raciocínio, situacional, inferências, perfil, e cultura organizacional.

Ao diagnosticar a empresa, os indicadores de mapeamento (potencial bruto, estilos de trabalho, atributos) se tornam específicos para a organização ou posição, facilitando a escolha do candidato ideal.

?Com essa tecnologia de AI, é possível mapear as pessoas com critérios objetivos e customizados de acordo com os interesses da companhia, posição e área de atuação.

Dessa forma, você pode comparar e cruzar os perfis com diferentes posições e chegar a um denominador comum e adequado para cada cargo, otimizando assim o potencial das pessoas e suas falhas.

A fórmula usada para isso é C=f(P,A), ou seja, Comportamento (C) é função de Pessoas (P) e Ambiente (A).

Como o match de candidato funciona?

O funcionamento se dá ao fazer o mapeamento do ambiente por meio de questionários, que vão levantar questões referentes à organização, à área e à posição — atingindo os requisitos necessários para o preenchimento do cargo.

Após o mapeamento do ambiente, parte-se para o mapeamento das pessoas. Isso pode acontecer internamente ou em um processo seletivo externo.

O Mindmatch é o sistema que vai realizar os diversos cruzamentos entre pessoas e ambientes, e o Analytics vai analisar os dados de forma agregada.

De forma geral, é possível usar a metodologia do Mindmatch para o recrutamento de novas pessoas ao mensurar o perfil profissional, competências cognitivas, valores da empresa, perfil do cargo, competências motivacionais e interpessoais.

Também torna-se viável analisar e mensurar o ambiente, a absorção da cultura organizacional, as competências gerais do negócio, das áreas e da posição em que o profissional se encontra.

Um dos grandes benefícios do match de candidatos é que ele, com ele, você será capaz de solucionar problemas internos, relacionados à turnover e desempenho.

A ferramenta também é customizável, ou seja, você pode adicionar novos requisitos quando quiser, alterar e mapear novamente áreas e posições em qualquer escala de trabalho.

É possível, ainda, definir o perfil desejado para uma posição através de um job description, ou seja, através das atividades mais frequentes de uma pessoa naquela posição, o sistema entende quais são as competências mais relevantes para o cargo.

Como a AI pode fechar a lacuna da diversidade nas empresas?

A diversidade no ambiente de trabalho (ou falta dela) ainda é um grande desafio para as empresas de todos os segmentos. Preparados para revolucionar o mundo do trabalho em geral, algumas companhias, na figura de seus recrutadores, estão aproveitando a tecnologia para erradicar o preconceito, identificar e selecionar melhor os candidatos e ajudar a fechar a lacuna da diversidade nas empresas.

Nesse cenário, a AI e o aprendizado de máquina podem ser um facilitador para rastrear padrões, já que a análise de perfis de comunicação habilitados pela AI sobre os remetentes ou receptores — como sexo ou idade — pode ser usada ??para rastrear padrões e apresentá-los de volta para os criadores.

Finalmente, o AI e o aprendizado de máquina estão sendo aplicados para realizar buscas por candidatos mais direcionados e relevantes. Há dez anos, as equipes de recrutamento e seleção obtinham todas as informações sobre um candidato por um currículo; agora, esses dados estão na web e são constantemente atualizados — é um fluxo de dados de alta frequência.

A AI chega como uma forte aliada para facilitar a rotina dos profissionais de recrutamento e seleção que, finalmente, poderão se dedicar a funções mais estratégicas dentro das organizações, visto que o trabalho operacional será facilitado pelo uso da tecnologia.

Agora que você já sabe tudo sobre a Inteligência Artificial no R&S, compartilhe este post nas redes sociais para que mais pessoas possam interagir com o tema!

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Faça parte da Jornada do RH Digital e comece 2021 com inovação. Inscreva-se!

Faça parte da Jornada do RH Digital e comece 2021 com inovação. Inscreva-se!

Veja os melhores momentos da live sobre cultura e diversidade no R&S. Preencha o formulário abaixo e assista agora!

Veja os melhores momentos da live sobre cultura e diversidade no R&S. Preencha o formulário abaixo e assista agora!

Quer participar com a gente? Preencha o formulário abaixo para mergulhar nessa transmissão gratuita cheia de aprendizados sobre diversidade e cultura…