O que é educação corporativa? Saiba mais aqui

Nova call to action

O conceito de educação corporativa deve estar no repertório de todo profissional de Recursos Humanos com foco nas atividades de Gestão de Pessoas. Isso porque, em mercados cada vez mais competitivos, as organizações que estão em destaque são aquelas que fazem investimentos consistentes em seus colaboradores.

Com pessoas bem preparadas para os desafios do mercado, a empresa conquista diferenciais frente aos seus públicos de relacionamento. Por sua vez, internamente, a cultura organizacional é fortalecida, já que a educação corporativa colabora com o crescimento profissional das pessoas, e isso se reverte em benefícios também para as empresas.

Se você ainda não está por dentro do que é educação corporativa, não se preocupe. Ao longo desta leitura trazemos tudo o que você precisa saber. Acompanhe!

O que é educação corporativa?

Mais do que um simples treinamento ou uma qualificação de mão de obra, a educação corporativa é uma prática coordenada pelo setor de Gestão de Pessoas para integrar as áreas de conhecimento da empresa em prol do seu desenvolvimento.

Logo, a educação corporativa é uma articulação coerente das competências coletivas e individuais das pessoas que fazem parte da organização, visando gerar resultados mais amplos para a empresa. As iniciativas de educação corporativa estão intimamente relacionadas ao processo de inovação das organizações, surtindo efeitos diretos na competitividade e no valor dos serviços e produtos entregues por elas.

Qual é a importância da educação corporativa?

Para se destacar no mercado, as organizações já entenderam que o desenvolvimento de competências e habilidades dos colaboradores é fundamental para a melhoria dos processos e também para aumentar a eficiência de iniciativas que gerem inovação. Isso resulta em mais competitividade e em importantes diferenciais para os produtos e serviços oferecidos.

Nesse cenário, de nada adianta investir em tecnologias se as pessoas que fazem parte da empresa não estão preparadas para realizar suas melhores entregas. Quando a companhia investe na qualificação de pessoas, tanto a organização quanto os colaboradores passam a crescer e prosperar.

A educação corporativa é capaz de trazer ganhos para a empresa, que passa a contar com um aumento da produtividade e da qualidade do profissional, e também para o próprio colaborador, que passa a desenvolver competências que serão cruciais em sua carreira.

Tendências

Já é uma tendência as organizações se tornarem cada vez menos formais. Isso facilita a interação e a comunicação entre as pessoas e a empresa.

Nesse cenário, quando a educação corporativa nas organizações é bem estruturada e tem um acompanhamento consistente, a empresa passa a contar com uma maior eficiência na tomada de decisão.

Da mesma forma, os processos se tornam mais rápidos, e a companhia começa a ter ganhos na resolução de tarefas cotidianas. Além disso, observa-se uma melhora nos processos de comunicação interna.

Quais são os benefícios de investir na educação corporativa?

Como você já deve ter observado até aqui, são vários os ganhos quando falamos de educação corporativa. No entanto, ainda temos mais a destacar. Continue acompanhando o texto e saiba mais detalhes sobre cada um deles!

Aumento de produtividade

Quando o colaborador faz parte das iniciativas de educação corporativa, ele consegue executar seu trabalho de maneira mais ágil e igualmente qualificada. Isso acontece porque saber como executar suas atividades da melhor forma, otimiza tempo e recursos. Além disso, o colaborador consegue reduzir os erros que possam ocorrer, elevando, de fato, sua produtividade.

Melhora do clima organizacional

Quando as pessoas recebem investimentos em educação, elas se sentem mais valorizadas pela empresa. Isso impacta no nível de motivação desses funcionários, que se sentem cada vez mais engajados e comprometidos com o seu trabalho. Tudo isso gera impactos de forma positiva e direta na melhora do clima organizacional.

Incentivo à inovação

Quando as pessoas dominam o que fazem, elas se sentem mais à vontade para criar e sugerir novos processos. Assim, ao serem inseridas no treinamento da educação corporativa, elas passam a ter uma maior capacidade de avaliar criticamente novos processos.

Isso as leva a propor melhorias que sejam possíveis, e tudo isso gera cada vez mais inovação para a organização que aposta nas estratégias de educação corporativa.

Diminuição do turnover

A educação corporativa também colabora para a redução do turnover, na medida em que as pessoas se sentem mais valorizadas e motivadas com os objetivos organizacionais. Como consequência, há uma diminuição das chances de os colaboradores buscarem novos desafios no mercado.

Otimização dos processos

Quando as pessoas estão preparadas para oferecer entregas de qualidade, isso reduz desperdícios de tempo e de recursos, aprimorando os processos dentro da empresa.

Isso acontece porque todas as funções são bem definidas. Dessa forma, cada funcionário passa a desenvolver suas atividades com eficiência, fazendo com que a organização trabalhe como uma engrenagem.

Desenvolvimento de líderes

A educação corporativa deve estar voltada aos líderes, para que eles sejam capazes de motivar outros colaboradores, manter os níveis de excelência e produtividade elevados e conquistar a confiança e o comprometimento dos funcionários.

Vantagem competitiva

Um dos maiores benefícios da educação corporativa é, com certeza, o ganho da vantagem competitiva frente aos concorrentes. Independentemente do segmento do negócio, com pessoas mais motivadas, competentes e com alta produtividade, certamente a organização vai se destacar no mercado.

Isso porque as entregas de produtos e serviços passam a ser feitas com mais qualidade, de forma satisfatória e rápida. O somatório desses esforços contribui para dar mais credibilidade ao negócio.

Como vimos ao longo desta leitura, o que é educação corporativa está intrinsecamente relacionado ao desenvolvimento contínuo de competências e habilidades das pessoas que fazem parte da organização.

De posse dessa ferramenta estratégica, as empresas podem alcançar importantes objetivos, como a redução do turnover, a elevação dos índices de qualidade e inovação, a otimização dos processos e a efetiva melhora do clima organizacional.

Além disso, uma educação corporativa eficiente é capaz de contribuir com a motivação, a união e a produtividade de toda a equipe de funcionários, elevando os diferenciais competitivos do negócio.

Se você gostou deste post sobre o que é educação corporativa, confira também como fazer gestão por competências.

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action