A competitividade no universo empresarial traz à tona a necessidade de investir e valorizar o capital humano que move as organizações. Para que essa estratégia tenha fundamento e ofereça resultados satisfatórios, a educação corporativa está conquistando as lideranças e alcançando grandes objetivos.

As inovações tecnológicas constantes de nada adiantam se a empresa não acrescentar conhecimento e desenvolvimento de competências aos seus talentos. Dessa forma, a instituição terá a base necessária para assumir uma postura competitiva e acrescentar qualidade aos seus produtos e serviços.

É para isso que desenvolvemos este post. Nele, vamos esclarecer o que é a educação corporativa, os seus objetivos e os seus benefícios para empresa e colaboradores. E para adquirir mais conhecimentos, baixe também o nosso guia completo sobre treinamento e desenvolvimento! Boa leitura! 

O que é educação corporativa?

A tecnologia tem gerado inúmeros benefícios para as pessoas e empresas. Quando essa fusão precisa oferecer resultados, a gestão de pessoas deve promover o desenvolvimento dos talentos aliado à gestão do conhecimento e ao crescimento das organizações, a fim de que haja uma sintonia. Esse é o propósito da educação corporativa.

Instituindo essa estratégia, as empresas começaram a recrutar e selecionar pessoas com fit cultural, mesmo que não tivessem todas as habilidades requisitadas, e passaram a desenvolvê-las dentro do ambiente corporativo. Com isso, o conhecimento oferecido ao profissional estará alinhado aos objetivos do negócio.

A educação corporativa não é um treinamento empresarial ou qualificação de mão de obra. A finalidade é muito maior, pois diz respeito à absorção contínua de aprendizado, que eleva as competências dos profissionais e os mantém nivelados com as metas futuras da empresa.

Por que investir nesse método?

Treinar, desenvolver e oferecer benefícios atraentes, salários acima da média e plano de carreira são ações muito importantes para motivar, reter e engajar os talentos. No entanto, quando a empresa tem como objetivo manter-se atualizada tecnologicamente, é necessário incluir os profissionais nessas mudanças.

Com essa finalidade, a educação corporativa passa a fazer parte da rotina dos colaboradores, pois o desenvolvimento contínuo, juntamente às inovações, forma profissionais atualizados e estrategicamente alinhados com os objetivos em longo prazo da organização.

Esse método, além de custar menos para a empresa, é importante para os resultados do negócio, pois os profissionais estarão constantemente em processo de capacitação, e esse envolvimento aumenta a motivação, a produtividade e a qualidade do resultado final.

Quais os objetivos da educação corporativa?

Satisfazer a necessidade de associar a gestão do conhecimento contínuo dos colaboradores com as inovações que o mercado disponibiliza constantemente é um dos objetivos da educação corporativa. 

Afinal, encontrar o profissional perfeito em um processo seletivo não é uma tarefa fácil, mas elevar o potencial de cada colaborador e transformá-lo em um talento ideal para o sucesso da organização e dele próprio é questão de honra para a empresa que investe na educação corporativa.

Antes de implementar a educação corporativa, a gestão de pessoas deve mapear as necessidades da empresa e dos profissionais, a fim de estabelecer as ferramentas que serão utilizadas para a aprendizagem e obter um retorno efetivo.  

Desenvolver as competências críticas

Não é somente conhecimento pelo conhecimento, o profissional precisa saber a razão pela qual está aprendendo e como aplicar isso em sua rotina, a fim de criar base intelectual para melhorar sua atividade quando achar necessário, desde que favoreça toda a equipe.

Beneficiar o conhecimento corporativo

Ao implementar a gestão da educação em toda a organização, o objetivo é elevar a integração entre os profissionais e o fortalecimento da cultura interna

Focar as necessidades estratégicas da empresa

A educação corporativa tem como principal intuito alinhar o conhecimento contínuo com as metas estabelecidas pela empresa. Portanto, assim que as inovações acontecem, os funcionários são atualizados, e essa estratégia é importante para favorecer a produtividade.

Quais os benefícios que a EC proporciona às empresas?

Ao desenvolver um alinhamento estratégico de conhecimento entre os colaboradores e os objetivos da organização, os efeitos são percebidos de várias formas. 

Motivação interna

Quando a empresa investe em seus funcionários transmitindo conhecimento, eles se sentem valorizados e motivados a retribuir todos os benefícios por meio de produtividade e engajamento. Essa atitude é fundamental para a positividade do clima organizacional.

Retenção de talentos

Profissionais alinhados com os objetivos do negócio e em desenvolvimento constante não sentem insegurança em seu ambiente de trabalho; por isso, não buscam oportunidade em outras organizações. Com essa atitude, a empresa reduz custos com o turnover e pode investir ainda mais nos colaboradores.

Vantagem competitiva

A educação corporativa promove o conhecimento contínuo, portanto, os talentos se tornam mais produtivos, a redução do turnover faz com que a empresa gaste menos tempo treinando novos profissionais, os funcionários absorvem mais conhecimento e têm liberdade para melhorar suas atividades e as de sua equipe.

Com capacitação constante, os problemas se tornam apenas parte do processo, pois os colaboradores dominam a função que exercem e sabem como resolvê-los. Todas essas vantagens formam o diferencial da empresa no mercado, colocando-a no mesmo patamar das grandes concorrentes.

Fortalecimento da marca empregadora

Todos os benefícios apresentados são importantes para que a empresa e seus funcionários criem a sintonia perfeita para o bom funcionamento do negócio e o alcance das metas estabelecidas.

Com isso, cada vez mais pessoas passam a se interessar pela organização, e os próprios colaboradores favorecem essa atração, pois se sentem felizes na empresa e compartilham essa felicidade, favorecendo que outros perfis compatíveis com a cultura organizacional queiram fazer parte do time.

A educação corporativa é uma grande estratégia da gestão de pessoas. Se desenvolvida e mantida de forma correta, oferece inúmeros resultados importantes para a organização. O RH, os líderes e os profissionais aperfeiçoam suas habilidades e competências, são mais engajados com suas equipes e empresa e mantêm postura de dono, pois se sentem valorizados.

O tema que apresentamos é importante para que todos os envolvidos com a gestão de pessoas conheçam a educação corporativa como uma medida estratégica para a empresa, mas que também é essencial na formação de profissionais comprometidos, motivados, produtivos e felizes em seu ambiente de trabalho.Gostou do nosso post e não quer perder mais nenhum outro? Siga-nos nas redes sociais (Facebook e LinkedIn) e acompanhe nossos conteúdos!