Descubra o que é EVP e quais são seus benefícios para empresa

Nova call to action

O Employee Value Proposition (EVP) é a proposta de valor que o seu negócio oferece para o funcionário. Esse conceito tem relação com a estratégia da formação da marca empregadora, utilizando, para isso, benefícios que fazem com que os colaboradores se sintam atraídos para trabalhar na empresa.

Nesse cenário, a proposta de valor gerada pelas organizações está relacionada a várias ações do cotidiano dos profissionais, como benefícios, salário, cultura e clima organizacional, além de planos de carreira e outros incentivos de crescimento dentro do negócio.

O conjunto dessas iniciativas torna a empresa mais atraente, com isso, as pessoas passam a despertar o desejo por trabalhar nas organizações que investem nas estratégias de EVP.

Toda organização, independentemente de ter essa estratégia implementada ou não, já tem um EVP próprio. Esse conceito de valor está relacionado às razões pelas quais as pessoas desejam fazer parte da empresa e também se sentem motivadas a permanecer nela.

No entanto, quanto mais a organização tem a consciência de que esses valores gerados podem trazer diferenciais competitivos para ela mesma e quanto mais ela trabalha para gerar valor, mais vantagens ela conquista frente à concorrência.

Quais os benefícios do EVP para as empresas?

Veja, a seguir, quais são os principais benefícios de implementar o EVP na sua corporação:

  • colabora para a redução do turnover;
  • eleva o engajamento dos colaboradores;
  • atrai e mantém os melhores talentos;
  • constrói uma marca empregadora.

Colabora para a redução do turnover

Quando as pessoas conseguem visualizar que obtêm uma série de vantagens por fazer parte da empresa, elas passam a se sentir motivadas e as chances de procurarem outras oportunidades no mercado diminuem drasticamente.

Assim, ao investir no EVP da sua companhia, um dos principais benefícios será a redução dos índices de turnover, um dos maiores vilões quando o assunto é Gestão de Pessoas.

Eleva o engajamento dos colaboradores

Com um time de funcionários engajado e comprometido com os objetivos do negócio, a organização passa a produzir com mais resultados, elevando o próprio EVP, em um círculo virtuoso.

Ou seja, ao criar benefícios que atendam às necessidades e iniciativas das pessoas, a empresa passa a criar um ambiente de trabalho mais agradável e estimulante.

Logo, é possível aumentar os índices de engajamento e motivação, essenciais para melhorar os resultados gerados pela sua equipe.

Atrai os melhores talentos

Para se destacar em mercados cada vez mais concorridos, é fundamental poder contar com bons profissionais que sejam capazes de agregar valor ao negócio.

Logo, ao apostar em iniciativas que gerem propostas de valor para a sua companhia, você potencializa esse processo, elevando a possibilidade de atrair e manter os talentos na sua instituição.

Ademais, quando a companhia passa a apostar em iniciativas de EVP que geram grande valor para a empresa, ela passa a atrair os melhores talentos, ou seja, aqueles com o perfil desejado.

Com isso, você passa a trabalhar com uma equipe de alta performance, capaz de oferecer as melhores entregas.

Constrói uma marca empregadora

Propostas de valor sólidas fazem com que a companhia tenha uma boa reputação no mercado, se fortalecendo como uma marca empregadora.

O que isso significa? Que as pessoas passam a enxergar a empresa como um bom local para trabalhar, percebendo todos os benefícios que ela entrega a seus colaboradores.

Quais os principais diferenciais do EVP?

Como falamos acima, uma proposta de valor realmente atrativa, que torne a sua marca uma boa empregadora consiste em um conjunto de recompensas.

Esse pacote deve ser suficiente não apenas para atrair os melhores valores do mercado, mas também para manter sua equipe constantemente motivada em engajada. Algumas empresas dividem essas recompensas em três grupos.

As recompensas contratuais são tangíveis, como salário e benefícios. Já as experiências dizem respeito ao que foi vivenciado pelo colaborador, que envolvem ações da empresa que garantem percepções enriquecedoras. Por fim, as recompensas emocionais, que estão relacionadas à cultura da organização.

Confira alguns pontos que precisa fazer parte desse conjunto de recompensas!

Bom ambiente de trabalho

Um importante diferencial para manter os colaboradores motivados e elevar a produtividade da equipe é um ambiente de trabalho saudável. Essa harmonia contribui em vários aspectos do dia a dia, gerando interações positivas e alavancando o desempenho da organização.

Um bom ambiente de trabalho depende de vários aspectos e cabe aos gestores criar as condições ideais para que ele se consolide. É preciso que aja boa comunicação, feedback constante e transparência. Quando os colaboradores se sentem valorizados e respeitados, naturalmente criam condições propícias para que eles desempenhem suas funções da melhor forma possível.

Pacote de benefícios

Uma das formas de demonstrar preocupação com os colaboradores é oferecer benefícios que garantam a sua tranquilidade para que exerçam suas funções. Muitas empresas obtém sucesso extrapolando o tradicional pacote com plano de saúde, vale alimentação e seguro de vida.

Benefícios como treinamentos, auxílio para qualificação ou mesmo convênios que ofereçam outros serviços, como academia, podem ser muito bem-vistos. Outro diferencial é estender essas vantagens aos familiares dos colaboradores.

Remuneração adequada

Mesmo com um pacote mais agressivo de benefícios, a remuneração não deve deixar a desejar. Quando o salário não acompanha os valores médios do mercado, por exemplo, fica difícil para o colaborador enxergar diferencial no EVP da empresa.

Não estamos falando de uma política salarial diferenciada, mas, sim, de recompensas extras. Mesmo que vinculadas a resultados, elas costumam ser bastante atrativas e recebem o reconhecimento do mercado.

Bônus, prêmios em dinheiro e participação nos lucros são alguns desses diferenciais.

Capacitação

Os melhores profissionais nunca estão acomodados, mesmo quando atingem um patamar mais elevado em suas carreiras. Buscam sempre crescer e aprender. Quando a empresa valoriza esse comportamento e participa desse desenvolvimento, recebe o reconhecimento.

Investir na qualificação de um colaborador demonstra a confiança que a organização deposita no profissional. Mostra que ela tem planos de longo prazo para ele e não apresentará entraves ao seu crescimento.

Atenção personalizada

Todo o profissional precisa se sentir especial por meio do reconhecimento de seus méritos individuais. Quando a empresa identifica o valor do profissional, reconhece seus diferenciais e até as suas deficiências, o colaborador se sente mais acolhido.

Por isso, é importante que a organização esteja atenta para reconhecer as potencialidades de cada profissional. Esse reconhecimento é fonte de engajamento.

Como trabalhar o EVP na empresa?

Agora que você já conhece o conceito e as principais vantagens de implementar o EVP na sua corporação, está na hora de compreender a melhor forma de trabalhar com essa estratégia. Separamos dicas preciosas para você. Continue a leitura!

Entenda quais são os anseios dos seus colaboradores

O ponto inicial da implantação do EVP nas empresas é compreender quais são as principais necessidades e desejos do público interno.

Esse levantamento é imprescindível porque evidencia quais são as vantagens e benefícios que atenderão às expectativas dos funcionários. Assim, mais valor pode ser agregado às estratégias de Gestão de Pessoas.

Pesquise o que a concorrência está fazendo

Considerar o que empresas do mesmo segmento estão fazendo para melhorar a proposta de valor para os seus funcionários é fundamental.

Pesquise, também, quais são os benefícios e diferenciais que as firmas da sua região estão oferecendo para os seus colaboradores. Essa é uma forma de a sua organização competir pelos melhores talentos do mercado.

No entanto, é preciso ter o “pé no chão” e trabalhar com o que, de fato, a organização pode oferecer aos seus talentos.

Vivencie os valores

A proposta de valor para os empregados deve ser vivida no cotidiano da organização. Caso contrário, se o EVP se tornar apenas um discurso, isso gerará uma grande frustração nas pessoas.

Como resultado, a empresa passará a sentir os efeitos da falta de engajamento, que se refletirão em altos índices de absenteísmo e turnover, entre outros males que causam grandes prejuízos para a organização, como baixa produtividade.

Logo, é preciso ter clareza e cuidado em todas as ações, já que ninguém gosta de sentir que a empresa para a qual trabalha oferece algo, mas não é capaz de entregar.

Aposte na diversidade como benefício

A valorização por meio de uma boa remuneração é importante para a avaliação do colaborador sobre o seu empregador. Porém, quando tratamos de proposta de valor para os funcionários, não estamos falando apenas de benefícios e salários.

Temos várias propostas que podem ser de grande valor para as pessoas, como apoiar a diversidade nas organizações, assegurar um ambiente de trabalho sem preconceitos, igualdade de remuneração entre homens e mulheres que ocupam as mesmas funções, entre outras atitudes que, no dia a dia das empresas, tenham significado e valor para quem faz parte da companhia.

Como vimos ao longo deste artigo são várias as questões que envolvem o que é Employee Value Proposition, o EVP nas empresas, e estar atento a tudo o que possa gerar mais valor e propósito para atrair e manter os melhores talentos, com certeza, constrói grandes diferenciais competitivos para o negócio.

Se você gostou deste artigo sobre o que é EVP e quais são seus benefícios para a sua empresa, confira também como diminuir o turnover! Para receber outras publicações, siga a gente nas redes sociais! Estamos no Facebook e no Linkedin!

Caso queira saber mais sobre como a Kenoby pode ajudar a sua empresa a diminuir o tempo de fechamento de vaga com mais qualidade na contratação profissional, entre em contato conosco.

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Quer transformar seu R&S e admissão? Preencha o formulário abaixo e mergulhe nesse conteúdo gratuito e cheio de aprendizados sobre R&S e Admissão Digital.