Departamento pessoal: O que é, sua importância e sua atuação dentro da empresa

Nova call to action

O que é o departamento pessoal é uma dúvida muito frequente, e entre outras atividades, é a área responsável pelo gerenciamento dos funcionários da organização para garantir o correto funcionamento dos processos e das rotinas da empresa. 

Neste post você vai encontrar:

  • O que é o departamento pessoal
  • A importância do DP
  • Como atua o departamento pessoal nas empresas

Aproveite para ouvir este conteúdo onde estiver. Basta dar play abaixo.

Logo, o que é departamento pessoal (DP) é a resposta que todo profissional da área deve ter na ponta da língua. As rotinas do setor contemplam atividades de extrema relevância para a empresa e envolvem todos os funcionários da organização, desde a sua admissão até seu desligamento.


Se você preferir, baixe nosso Guia prático sobre departamento pessoal! Um e-book gratuito para você se aprofundar e ficar expert no assunto! Clique aqui para baixar o e-book.


O que é o departamento pessoal?

O departamento pessoal é a área responsável pelo gerenciamento dos funcionários da organização. É responsabilidade do setor conduzir as atividades pertinentes à remuneração dos funcionários, férias, benefícios, gerenciamento do ponto, atestados e também passivos trabalhistas.

Assim, o setor é responsável pelas questões burocráticas relacionadas ao capital humano nas empresas, assegurando a correta emissão e gestão de documentos.

Ao concentrar todas as informações dos colaboradores, ele confere mais agilidade e eficiência no controle das relações de trabalho, além de garantir que as leis trabalhistas na empresa estejam sendo seguidas com rigor.

Qual a importância do departamento pessoal para a empresa?

Como mencionamos, o setor é responsável por assegurar o cumprimento das normas trabalhistas, evitando quaisquer passivos desnecessários. Deve dar conta de um grande volume de informações referente a tudo o que diz respeito à contratação e permanência dos colaboradores na empresa, conforme legislação. Também deve organizar todos os documentos conforme as normas das autoridades que fiscalizam as relações de trabalho.

Seja qual for o porte da empresa, existem muitos registros para cada funcionário e é preciso dedicação para acompanhar os vários detalhes que circundam essas questões. Por isso, é muito importante que os empreendimentos mantêm uma área especializada na gestão desses documentos e informações.

O departamento, ainda, faz a intermediação entre a empresa e os mais variados órgãos públicos, emitindo guias e declarações essenciais para a regularização da situação da companhia perante essas instituições. Com isso, é possível evitar um eventual processo trabalhista para a empresa.

Como esse setor atua nas empresas?

Como já vimos até aqui, as rotinas do departamento pessoal são essenciais para a organização manter-se dentro da legislação trabalhista. A rotina do setor leva em conta os diversos vínculos empregatícios como, por exemplo, o de estágio, o terceirizado e o formal.

Para cada vínculo empregatício, a organização precisa seguir as regras determinadas na legislação. Caso contrário, poderá ser autuada e até mesmo estar exposta a processos trabalhistas, comprometendo a sua imagem no mercado.

Assim, o DP é o setor que tem como função exercer um trabalho especializado, conduzindo todos os trâmites para assegurar os diretos e deveres dos trabalhadores e da empresa. Faz parte da rotina do DP a realização de cálculos de diversos tipos e também entregas no prazo estipulado. Entre as principais atividades da área, estão:

Admissão de pessoal

O departamento de Recrutamento e Seleção, seja por meio de softwares de recrutamento e seleção ou não, é responsável por auxiliar o setor de recursos humanos na contratação de novos colaboradores. Ele atua na preparação de toda a documentação necessária para efetivar esse procedimento, a destacar:

  • elaboração do contrato de trabalho;
  • registro adequado na carteira profissional;
  • formulários de exames médicos; entre outros.

O atendimento aos colaboradores também faz parte da rotina do departamento pessoal.

Gestão da folha de pagamento

A folha de pagamento requer muita atenção dos profissionais de DP. Isso porque ela envolve uma série de informações, incluindo a remuneração, décimo terceiro salário, os recolhimentos de taxas como contribuição sindical, imposto de renda, INSS e FGTS.

Cabe ao departamento pessoal gerenciar todas essas funções e garantir que os cálculos sejam realizados de forma correta. Dessa forma, os descontos seguem a norma estabelecida pelo Ministério do Trabalho.

Gestão de benefícios

A gestão dos benefícios é de fundamental importância para o cálculo correto da folha. Para tanto, é necessária a correta condução das atividades para que os colaboradores tenham seus direitos assegurados. Também para que o desconto feito sobre o salário esteja correto e siga as normas estabelecidas em contrato.

Documentação dos profissionais

Quando um candidato ingressa na empresa, ele deve apresentar uma documentação ao departamento pessoal. O setor também deve emitir outros documentos exigidos por lei.

Ou seja, cabe ao DP manter toda a documentação em ordem, assegurando o respeito aos critérios definidos pelo governo e a efetivação das normas trabalhistas. Isso torna possível que a empresa se mantenha em dia com suas obrigações legais, evitando passivos trabalhistas.

Controle da frequência

O registro de ponto é a maneira do colaborador comprovar o comparecimento ao trabalho, pausas realizadas e cumprimento da jornada diária. Logo, seu correto funcionamento deve ser fiscalizado de forma adequada, com a pronta manutenção, caso necessário.

Procedimentos demissionais

Como dissemos no início deste post, o departamento pessoal acompanha o funcionário durante toda a sua permanência na empresa.

Assim, também é de responsabilidade do setor conduzir os procedimentos necessários para efetuar o desligamento de colaboradores e documentar assuntos referentes ao aviso prévio, cumprimento dos termos de rescisão, baixa de contrato de trabalho, acompanhamento do funcionário para realizar a homologação junto ao sindicato, entre outros.

Fornecimento de dados do trabalhador ao governo

As entidades governamentais notificam as empresas solicitando informações de seus trabalhadores para realizar pesquisas e estudos de cunho social, referentes ao mercado de trabalho.

O recolhimento dessas informações é realizado por meio de softwares das próprias instituições governamentais e devem ser alimentados pela equipe do DP. Com o programa do eSocial todas essas informações podem ser enviadas.

Como vimos ao longo deste post, é essencial compreender a função do departamento pessoal para as empresas, já que o setor é o responsável por todos os processos legais que envolvem os funcionários desde a contratação até o seu desligamento — sendo o correto gerenciamento do setor indispensável para evitar multas e outras questões que possam onerar o caixa da empresa.

Caso queira saber mais como a Kenoby pode ajudar a sua empresa a diminuir o tempo de fechamento de vaga com mais qualidade na contratação profissional, entre em contato conosco.

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Veja os melhores momentos da live sobre cultura e diversidade no R&S. Preencha o formulário abaixo e assista agora!

Veja os melhores momentos da live sobre cultura e diversidade no R&S. Preencha o formulário abaixo e assista agora!

Quer transformar a apresentação dos seus números de RH? Preencha o formulário abaixo para receber agora este template customizável…

Quer transformar a apresentação dos seus números de RH? Preencha o formulário abaixo para receber agora este template customizável…

Quer participar com a gente? Preencha o formulário abaixo para mergulhar nessa transmissão gratuita cheia de aprendizados sobre diversidade e cultura…