O que é o recrutamento inteligente? Descubra aqui!

Nova call to action

Os processos seletivos nas organizações sofreram muitas inovações nos últimos anos, e as equipes de Recursos Humanos se desenvolveram na mesma intensidade, percebendo que, para ser eficiente, não basta somente selecionar o profissional, mas sim, garantir que ele seja o mais aderente possível à vaga. E essa é uma das finalidades do tema deste post: o que é o recrutamento inteligente?

Para que a empresa se mantenha competitiva e em constante evolução no mercado, a gestão estratégica de pessoas é o primeiro passo nessa conquista. Com todas as ferramentas tecnológicas disponíveis, deve-se investir em medidas capazes de recrutar, selecionar, desenvolver e reter os talentos no negócio.

Nesta leitura, vamos compreender o que é o recrutamento inteligente, sua importância, funcionamento, vantagens e as ferramentas que podem ser utilizadas no processo. Não perca!

O que é o recrutamento inteligente?

Com a pouca oferta de vagas e a alta demanda de candidatos, torna-se necessária a atenção aos detalhes do currículo na busca do perfil ideal. Essa é a base do recrutamento inteligente: realizar uma triagem alinhada com os objetivos da empresa, filtrando os requisitos dos profissionais de acordo com suas competências, habilidades, comportamentos e fit cultural.

Utilizando ferramentas com inteligência artificial ou filtros bem detalhistas, é possível realizar uma triagem eficiente, o que resultará em maior agilidade e otimização do processo. Além disso, obtém-se uma contratação mais eficiente, melhorando a experiência dos candidatos e reduzindo os custos erros de contratação.

Essa aderência é fundamental para que sejam formadas equipes cada vez mais engajadas, motivadas e duradouras na organização, capazes de vestir a camisa por um longo tempo, tornando-se agentes transformadores e multiplicadores das boas práticas entre os demais colaboradores. 

Qual a sua importância?

A adesão e a implementação do recrutamento inteligente são importantes nos seguintes aspectos:

  • utilização de ferramentas mais efetivas na análise de dados;
  • agilidade e otimização do processo;
  • redução significativa nos erros de contratação;
  • triagem imparcial (o sistema não leva em consideração a raça, a religião ou o sexo dos candidatos);
  • diminuição dos custos com contratações equivocadas.

Como funciona?

A dinâmica do recrutamento inteligente muda de acordo com as constantes variações do mercado e do comportamento humano. Portanto, a empresa deve estar sempre buscando novas formas de recrutar os profissionais, ou seja, formas que avaliem o melhor time para o negócio.

Os principais meios de fazer um recrutamento inteligente são os testes de perfil comportamental, uma divulgação de vagas eficaz, a otimização da triagem e o controle eficiente de todo o processo, a fim de encontrar possíveis gargalos que estejam prejudicando de alguma forma as etapas. 

Quais as vantagens do recrutamento inteligente para as empresas?

Até aqui conseguimos identificar que o recrutamento inteligente não é uma estratégia impossível de ser aplicada, independentemente do porte da empresa. Basta que o time de recrutamento e seleção esteja engajado na causa e busque sempre, para desenvolver o processo, atualizações e as melhores práticas de acordo com a cultura corporativa.

A partir disso, será possível visualizar os benefícios que essa tática proporciona. Abaixo, você os confere com mais detalhes.

Escolha do perfil mais aderente à vaga

No recrutamento operacional, o RH precisa dedicar um tempo precioso analisando cada currículo recebido, o que nem sempre é feito em sua totalidade, devido à morosidade da tarefa, prejudicando ainda mais a escolha do talento ideal.

Com sistemas de cadastro de currículos, a triagem é realizada pela ferramenta, que vai identificar os mais compatíveis com os requisitos cadastrados pelo RH. Essa medida favorece a imparcialidade, e todos os candidatos têm o mesmo percentual de chances, pois serão avaliados pelo que apresentarem nas etapas virtuais.

Redução do turnover

Quanto mais efetivas forem as contratações, menos a empresa gastará com a rotatividade, pois o custo de uma contratação equivocada não é somente pela rescisão contratual, mas também pelas horas trabalhadas para um novo recrutamento, treinamento e engajamento.

Além disso, o turnover é um péssimo aliado na manutenção de um clima organizacional favorável, visto que as equipes precisam se readaptar constantemente ao recém-contratado e vice-versa.

Interação com os candidatos

Com uma plataforma virtual, a empresa não precisa se limitar a dispor somente o campo para cadastro de currículos. Criar um blog de auxílio aos candidatos gera uma interatividade importante para o fortalecimento da marca empregadora, capaz de estimular ainda mais o desejo dos profissionais de fazerem parte do time.

Atualização do banco de dados

Eliminar os papéis da mesa do escritório é o sonho da maioria dos profissionais de RH. Então, que tal começar pelos currículos?

É muito mais interessante para os recrutadores e para os talentos saber que existe uma ferramenta de busca de currículos na tela do computador. Para o RH, que não precisa desengavetar centenas de perfis impressos, e para os talentos saberem que seus dados estão disponíveis para o recrutador e não foram eliminados, como geralmente acontece com os papéis.

Desenvolvimento contínuo da gestão de vagas

Com todo o processo de recrutamento e seleção sendo administrado por uma única ferramenta, é possível melhorar ainda mais cada etapa: desde a triagem, passando por um anúncio mais personalizado e até mesmo eliminando requisitos desnecessários, o que melhora a experiência dos profissionais de RH.  

Terceirização do recrutamento

Se a empresa não tiver interesse ou uma equipe qualificada para adquirir o sistema de auxílio ao recrutamento inteligente, pode contar com empresas qualificadas para esse serviço. Elas apresentam os melhores perfis de acordo com os requisitos solicitados pelo cliente, a fim encontrar o talento com melhor fit cultural, além das competências, habilidades e atitudes desejadas.

Quais são as ferramentas para o recrutamento inteligente?

Existem algumas formas de realizar um recrutamento inteligente, que geram resultados positivos e auxiliam os profissionais de RH na busca pelo perfil ideal. Conhecê-las é importante para colocar a ideia em prática da forma correta.

Utilizar o site da empresa

Investir em um marketing de atração pode ser uma grande estratégia para atrair os perfis mais compatíveis para a organização. Expor com clareza e dinamismo a missão, a visão, os valores, as metas, as equipes de trabalho e os desafios despertam nos talentos a necessidade de fazer parte da empresa, assim como vai repelir os que não se identificarem com a proposta.

Por isso é tão importante que o site não seja exagerado ou mentiroso, prezando pela transparência e pelo verdadeiro espírito que a empresa tem. Caso contrário, o efeito será desastroso. Vale a pena uma parceria do RH com o Marketing, traçando juntos a melhor forma de divulgação.

Acessar redes sociais profissionais

O LinkedIn é a principal rede social voltada para os profissionais do mundo e é nela que o RH pode encontrar exatamente o perfil de que está precisando, esteja a pessoa trabalhando ou não.

Os profissionais estão cada vez mais investindo em seus perfis, e a busca é muito simples, sem a necessidade da abertura de um processo seletivo para procurar o talento. Portanto, invista também nessa estratégia e colha bons frutos.

Desenvolver-se continuamente

Sempre que possível, os profissionais de RH devem participar de congressos, seminários, encontros e tantos outros eventos presenciais disponíveis no mercado, capazes de aprimorar os conhecimentos e trocar experiências com outros profissionais.

Com isso, é possível abrir um leque de oportunidades, conhecer novas pessoas, novos métodos e desenvolver novas estratégias no RH. Isso se reflete nos resultados das equipes, que estarão mais motivadas, engajadas e produtivas, e da empresa, gerando maior lucratividade e competitividade.

Neste artigo, explicamos o que é o recrutamento inteligente e todos os benefícios que essa estratégia proporciona para empresa e para o RH. Ela contribui principalmente para uma seleção mais ágil, otimizada e eficiente, com a escolha dos perfis mais alinhados com os requisitos solicitados e a cultura organizacional.

Compartilhe este post nas redes sociais e possibilite que outros profissionais da área também aprendam mais sobre o assunto!

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Quer transformar seu R&S e admissão? Preencha o formulário abaixo e mergulhe nesse conteúdo gratuito e cheio de aprendizados sobre R&S e Admissão Digital.