O que é onboarding e quais os benefícios para sua empresa?

Nova call to action

Você já se perguntou o que é onboarding de colaboradores? Essa é uma estratégia de gestão de pessoas que tem como foco integrar os novos funcionários às regras da empresa e à cultura organizacional no menor tempo possível. Essa prática traz diversos benefícios tanto para as empresas quanto para os novos funcionários, pois eles têm a chance de se adaptar mais rapidamente às suas funções e também aos objetivos do negócio.

Empresas que ignoram a importância do onboarding correm o risco de perder as novas contratações logo nos primeiros meses. Além do mais, mesmo quando isso não acontece, o longo período de adaptação também causa prejuízos para a corporação.

Neste post, você vai aprender o que é onboarding e quais os benefícios para a empresa. Acompanhe!

O que é onboarding nas empresas?

Em linhas gerais, onboarding é o processo de embarque dos novos funcionários. Tem como principais etapas a orientação, o acompanhamento, a supervisão e os treinamentos a fim de que os contratados pela instituição possam obter as habilidades, os conhecimentos e os comportamentos necessários para exercerem suas funções com excelência no menor tempo possível.

Um processo de onboarding bem estruturado confere à empresa a oportunidade de elucidar o funcionamento dos setores e de fortalecer o engajamento dos novos colaboradores. Isso dá a eles momentos para esclarecer as principais dúvidas com relação à função e ao negócio. Para tanto, uma recepção mais humanizada e estruturada é montada para o início das atividades dos colaboradores na empresa.

Quando iniciar o processo de onboarding?

Ao contrário do que muitos imaginam, o processo de onboarding começa bem antes do primeiro dia de trabalho. Tem início na divulgação da vaga. Nesse momento, devem ser elucidadas todas as competências exigidas para o cargo. À medida que o processo seletivo for evoluindo, mais informações podem ser transmitidas para o profissional, para que ele construa a imagem da organização aos poucos.

Logo após a contratação, os esforços devem ser intensificados, pois esse é o momento em que o novo colaborador está mais motivado para o trabalho. Os treinamentos e acompanhamentos devem se estender até o profissional se sentir apto para conduzir suas funções. Devido à complexidade que esse processo pode envolver, o onboarding requer um grande planejamento por parte do setor de Gestão de Pessoas.

Infelizmente, diversas organizações ainda ignoram a importância do onboarding dos novos colaboradores e acabam realizando somente uma breve apresentação. Com isso, perdem a chance de capacitar o profissional no momento em que ele está mais motivado e aberto a novos conhecimentos.

Qual a importância do onboarding para as empresas?

Como mencionamos, é por meio do processo de onboarding que os novos colaboradores aprenderão as habilidades, os conhecimentos, as atitudes e os comportamentos necessários para atuar de forma eficiente dentro de uma organização. Com isso, podem ajudar nos objetivos do negócio de forma mais rápida, conferindo importantes diferenciais competitivos para a empresa e para a equipe da qual eles fazem parte.

Ignorar a importância do onboarding nas empresas é um grande equívoco, principalmente porque as organizações que investem na formação de seus funcionários ficarão com os melhores profissionais, enquanto aquelas que ignoram essa necessidade tendem a amargar prejuízos.

Quais os benefícios do onboarding?

Agora, listamos para você os principais benefícios do onboarding nas empresas. Confira!

Retenção de talentos

Organizações de alta performance atraem e mantêm os melhores talentos. Contudo, esse não é um processo simples. A empresa pode oferecer bons salários e benefícios, mas questões como identificação com a cultura organizacional, boa relação com os gestores, entre outras, já são mais complicadas de serem alcançadas.

Assim, uma estratégia bem alinhada de integração de novos colaboradores é essencial para garantir que os profissionais prefiram permanecer na instituição. Nesse sentido, o onboarding torna possível a construção de uma formação consistente da cultura organizacional e de aprendizado. Assim sendo, valer-se desse processo de integração para atrair e reter profissionais talentosos é uma excelente alternativa.

Socialização dos novos colaboradores

Iniciar as atividades em uma nova empresa é sempre um momento delicado, na medida em que é preciso se adaptar a pessoas e processos. Isso inclui decorar nomes, senhas e ramais, distinguir as atividades dos setores e uma infinidade de outras informações.

Com um processo de onboarding bem estruturado, o setor de Gestão de Pessoas facilita a socialização dos novos funcionários, humaniza as relações para o acolhimento nesse primeiro momento e torna a rotina um pouco menos pesada, aumentando assim as chances de sucesso do novo colaborador na empresa.

Aumento da produtividade

Quando as pessoas têm as informações necessárias para executar suas tarefas, elas reduzem o tempo de aprendizagem e conseguem entregar resultados logo nas primeiras semanas, conferindo importantes diferencias competitivos para a organização.

Crescimento do engajamento dos profissionais

É importante aproveitar esse momento inicial dos funcionários na empresa para mostrar-lhes como ela espera que eles colaborem para o desenvolvimento de todos. Logo, faz-se necessário usufruir do alto índice de motivação para engajá-los nos propósitos da organização e, principalmente, envolvê-los na missão da empresa.

Crescimento do negócio

Ao engajar os colaboradores logo quando eles ingressam na empresa, fica muito mais fácil fazer com que eles colaborem com os objetivos organizacionais e estreitem os relacionamentos no ambiente de trabalho. Com isso, eles serão muito mais envolvidos com as metas da organização, tornando-se mais produtivos e rentáveis.

Redução do turnover

Quando os colaboradores são bem acolhidos, orientados, treinados e supervisionados, as chances de eles permaneceram na organização são muito maiores, o que contribui para reduzir as taxas de turnover. Isso acontece porque o colaborador passa a se sentir pertencente àquele ambiente, fazendo com que seu vínculo com a empresa se fortaleça ao longo do tempo.

Como vimos ao longo desta leitura, o onboarding é um facilitador para que empresas conquistem resultados com as pessoas logo nos primeiros momentos delas na instituição. Esse processo eleva os índices de engajamento e motivação, fazendo com que os novos contratados se sintam satisfeitos ao se juntarem ao time para realizar um bom trabalho. Logo, o que é onboarding deve ser estudo e estar entre as principais ações de Gestão de Pessoas nas empresas, a fim de aumentar a eficiência das contratações e colaborar com o crescimento do negócio.

Se você gostou deste post sobre o que é onboarding e quais os benefícios para sua empresa, assine nossa newsletter e receba mais conteúdos como este diretamente no seu e-mail!

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action