A avaliação de desempenho é um dos principais métodos para a gestão do capital humano. Ela ajuda a fazer diagnósticos e análises preditivas, garantindo que a equipe seja bem gerenciada. A questão é: quais os objetivos da avaliação de desempenho?
Não é de hoje que o assunto ganha destaque nas organizações. Desde o início da revolução industrial, media-se o desempenho dos empregados, comparando-os com as máquinas da indústria. Hoje, sabe-se que o assunto é mais complexo e que os talentos devem ser avaliados de maneira holística (incluindo, até mesmo, seus valores).
Quer saber mais sobre o assunto e descobrir os objetivos da avaliação de desempenho? Criamos um artigo especialmente para você. Portanto, continue com a leitura!
Identificar o desempenho atual do colaborador
Em primeiro lugar, a avaliação objetiva identificar como o profissional está hoje e como, de fato, ele deveria estar. Ou seja, identificar o “gap” entre o desempenho atual e o ideal. Assim, fica mais fácil investir na capacitação e no progresso do indivíduo.
Ao identificar a distância do ideal para o real, o gestor poderá decidir acerca do que fazer com o profissional. Por exemplo: é possível treiná-lo, reciclando ou desenvolvendo competências específicas; ou simplesmente desligá-lo da empresa.
Essa identificação, inclusive, pode ser usada para mensurar algumas das métricas do RH. Para te ajudar nessa tarefa, baixe agora nossa apresentação mensal de indicadores de RH!
Apresentação Mensal de Indicadores de RH
Avaliar e corrigir pontos fracos e cegos
Há uma enorme quantidade de talentos com pontos fracos que são cegos, isto é, desconhecidos por ele mesmo e até por seu líder imediato. A falta de espírito de equipe, mesmo que sutil em alguns indivíduos, prejudica a todos no médio prazo.
Nesse sentido, a avaliação ajuda a fazer um checkup completo de cada funcionário, avaliando seus pontos fortes (que devem ser incentivados) e fracos (que precisam ser neutralizados e corrigidos). Logo, mesmo fraquezas escondidas poderão ser eliminadas.
Indicar o colaborador com chances de crescimento
Em empresas que optam pelo modelo de recrutamento interno, o ideal é conhecer seus funcionários e indicar aqueles com competência para assumir posições ainda mais desafiadoras no futuro. Desse modo, a promoção dos funcionários será sustentável.
Hoje, o que acontece não é bem assim. Os funcionários são avaliados de maneira precária, portanto, não recebem o treinamento devido para sanar suas fraquezas e assumir novos postos de trabalho na empresa. Logo, quando promovidos, deixam a desejar e rapidamente são substituídos.
Gerar retorno de informação ao colaborador
Por fim, a avaliação de desempenho gera conteúdo útil a ser compartilhado nas reuniões de feedback. Em outros termos, é possível conhecer melhor o talento e dar um feedback mais claro e completo, permitindo-o melhorar e crescer na empresa.
Vários gestores deixam o assunto feedback de lado, quer seja pelo medo do tema, quer seja pela falta de conteúdo para transmitir aos seus subordinados. De qualquer forma, isso é um grave erro. Uma boa avaliação aliada a um bom feedback é crucial no negócio.
Como é possível observar, há uma série de objetivos relacionados à avaliação de desempenho. Ela permite avaliar a performance de cada talento e vai muito além disso — também permite identificar e corrigir fraquezas “cegas” aos indivíduos, promover os profissionais certos e melhorar a prática de feedback aos talentos.
Gostou do nosso artigo e entende os objetivos da avaliação de desempenho? Então, aproveite para compartilhar nosso post em suas redes sociais. Vamos lá!