O organograma horizontal é a forma representativa do funcionamento de uma empresa ou companhia, algumas de suas características são o foco em projetos prioritários e ambiente informal que estimula a motivação e a criatividade. E, para montar um modelo funcional para o seu negócio é bem simples!
Neste post você vai encontrar:
- A função do organograma
- Organograma horizontal
- As vantagens do organograma horizontal
- As desvantagens do organograma horizontal
- Como fazer um organograma horizontal
Esse modelo de gestão traz muita liberdade aos colaboradores, o que é uma vantagem para diversas organizações. Porém, para outras, é justamente o ponto que causa restrições, já que nem sempre essa liberdade se transforma em mais produtividade.
Se você preferir, baixe o nosso Guia prático sobre organograma. Um e-book gratuito para você ficar expert no assunto! Clique aqui para baixar o material.
Qual é a função de um organograma?
O organograma tem a função de representar a forma como uma empresa ou uma corporação é organizada. Ele mostra as relações hierárquicas internas e permite visualizar os fluxos de trabalho.
Conhecendo o organograma da empresa, um colaborador pode entender qual o seu papel naquela organização, enxergar como se relaciona com as demais áreas e de que forma o seu trabalho contribui para a melhoria da produtividade.
Existem diferentes formas de representar a hierarquia da empresa em um organograma. Do clássico vertical até o incomum radial, cada um deles busca apresentar a estrutura organizacional da empresa a partir de diferentes características.
Apresentação Mensal de Indicadores de RH
O que é o organograma horizontal?
Uma das principais peculiaridades do organograma horizontal é o fato de ele diluir as relações de comando e hierarquia da organização. Pode-se dizer que ele impede o engessamento dos colaboradores, que não ficam presos a tarefas específicas.
Assim, os profissionais podem desempenhar funções variadas, reportando-se a diferentes gestores. A gestão horizontal propicia um ambiente mais informal, no qual os colaboradores têm mais autonomia. É um modelo aplicado com mais facilidade em empresas de menor porte.
Quais são as vantagens desse modelo?
Confira alguns benefícios que as empresas ganham ao adotar esse modelo de gestão:
Mais motivação
O ambiente informal e a reduzida burocracia nos processos faz com que os colaboradores sintam-se mais motivados e engajados. Esse é um dos grandes benefícios do organograma horizontal que, em geral, resulta em um melhor clima organizacional.
Agilidade na gestão
A hierarquia diferenciada torna a gestão mais ágil e flexível. Não há a necessidade de manter vários gerentes ou coordenadores, o que reflete, inclusive em redução de custos.
Foco em projetos
O caráter mais generalista dos cargos e funções demanda colaboradores com melhor visão sistêmica da empresa. Quando é necessário concentrar esforços em projetos específicos, os resultados, em geral, são superiores.
E as suas desvantagens?
No entanto, nem todas as empresas adaptam-se perfeitamente a esse modelo de organização. Confira suas desvantagens:
Mau uso da autonomia
O ambiente de liberdade nem sempre resulta em melhor desempenho. Alguns colaboradores podem não saber utilizar esse benefício, o que pode gerar o efeito contrário, com perdas de produtividade.
Incerteza de papéis
Alguns profissionais, quando não visualizam uma liderança clara, têm dificuldades de se organizar e de assumir responsabilidades. Assim, projetos podem não decolar simplesmente por falta de alguém que tome a iniciativa.
Dificuldade de gestão
Pode ocorrer especialmente quando a empresa está em crescimento. Colaboradores indecisos quanto ao seu papel podem demandar maior presença de uma liderança.
Como fazer um organograma horizontal?
Para elaborar um organograma horizontal é preciso, primeiramente, listar todos os cargos da empresa, organizando-os, em seguida, conforme sua hierarquia. O passo seguinte é posicioná-los em nichos dispostos horizontalmente.
Os níveis mais elevados na hierarquia situam-se à esquerda, enquanto à direita são distribuídos os níveis subsequentes na estrutura.
Uma das diferenças do organograma horizontal em comparação com o vertical é que os cargos hierarquicamente menores ficam lado a lado com as posições superiores e não abaixo. Isso realça a força do grupo na execução das tarefas em detrimento da subordinação.
Você acredita que esse modelo de gestão pode ter sucesso em sua empresa? Como vimos, por suas peculiaridades, o organograma horizontal pode garantir importantes benefícios para uma organização, mas demanda algumas características próprias para obter êxito.
Enquanto avalia essa estratégia organizacional, por que não entra em contato conosco e conhece nossas soluções para recrutamento e seleção de recursos humanos?