Muitas empresas já compreenderam que para atrair talentos é preciso construir uma presença marcante na web. Por isso, é tão importante desenvolver canais de comunicação com os potenciais candidatos e uma página de carreiras é a maneira mais fácil de estabelecer esse tipo de conexão.

Entretanto, é fundamental que a página seja preparada para atingir profissionais que tenham um perfil adequado às necessidades e demandas do negócio. Assim, alguns fatores devem ser considerados, com a intenção de evidenciar as principais políticas voltadas à gestão de pessoas.

Antes de começar a ler o nosso texto, caso queira realmente se aprofundar no assunto, faça o download gratuito do Guia para construir uma página de carreiras.

 

Confira agora como montar uma página de carreiras realmente eficiente.

Entenda a cultura da sua empresa

O primeiro passo é garantir o alinhamento entre todas as práticas internas e a cultura empresarial. Afinal, essa cultura deve contribuir para a criação de uma imagem forte e singular junto ao mercado. Para tanto, é preciso identificar quais características devem ser destacadas — tais como a inovação, a flexibilidade ou a valorização do capital humano.

Insira depoimentos dos colaboradores

Depoimentos de atuais colaboradores podem ser explorados na página de carreiras. Com eles, é possível expor impressões reais e salientar os pontos fortes da gestão. A recomendação é contar com declarações de profissionais de diversos setores, com cargos diferentes, recém-chegados e com mais tempo de casa, mostrando que a empresa é atrativa para diversos perfis.

Vale lembrar que esses depoimentos devem ser revisados frequentemente, confirmando a preocupação da empresa com a opinião de cada indivíduo.

 

Exiba fotos de eventos e datas comemorativas

Fotos de eventos especiais também precisam ser usadas. Esse recurso é bastante útil para reforçar as ações direcionadas às equipes de trabalho e para enfatizar as conquistas e prêmios recebidos. Além disso, as comemorações contribuem para a melhoria do clima organizacional e consequentemente, podem atrair talentos.

Divulgue um vídeo institucional

Os vídeos institucionais são capazes de gerar motivação, entusiasmo e principalmente, orgulho entre os colaboradores que já fazem parte do time. Por isso, precisam ser preparados por especialistas, que garantam um material de altíssima qualidade.

Também é importante manter esse vídeo atualizado com todos os acontecimentos recentes – como o início de novas operações, investimentos, lançamento de produtos e a expansão do market share, por exemplo.

Liste os benefícios mais interessantes

A carteira de benefícios corporativos é um dos itens mais relevantes para a atração e a retenção de talentos. Por isso, é preciso escolher cuidadosamente essa carteira, de modo que todos percebam o valor agregado.

Então, é fundamental avaliar o perfil das equipes, considerando idade, escolaridade, média salarial, dependentes e hábitos de consumo e lazer. Algumas empresas até permitem que o próprio colaborador escolha seus benefícios, dentro de um portfólio predeterminado. A personalização é um excelente alternativa, pois respeita a heterogeneidade do grupo.

E, considerando o impacto dos benefícios nos índices de satisfação, é essencial que estejam mencionados na página de carreiras, ressaltando as vantagens e os diferenciais.

Escreva um texto inspirador e atraente

Um discurso inspirador é sempre importante para atrair talentos. Desse modo, um texto empolgante e envolvente, serve para despertar o interesse desses profissionais.

Números, estatísticas e dados que reiteram o crescimento do negócio nos últimos anos devem ser citados, assim como os valores e os ideais corporativos – que ajudam a criar uma identificação maior entre a empresa e o futuro colaborador.


CTA

Colete informações e consolide um banco de talentos

Depois de encantar o candidato, é preciso coletar informações. Um formulário padrão, para preenchimento dos dados curriculares e de contato, é suficiente para a formação de um banco de talentos.

Com essas dicas é possível montar uma página de carreiras que assegure a visibilidade da empresa na web, o que simplifica e agiliza os processos de recrutamento e seleção.

Gostou deste post? Então, compartilhe em suas redes sociais para que o conteúdo possa ajudar outros profissionais de RH!

Rating: 5.0/5. From 5 votes.
Please wait...
Voting is currently disabled, data maintenance in progress.