O recrutamento inteligente já é um dos recursos mais eficientes utilizado pelos profissionais de RH para otimizar os trâmites de recrutamento e seleção. Ele vem para agilizar os processos, conferindo não apenas mais rapidez, mas também maior eficácia às atividades de recrutamento.

Trata-se de uma estratégia usada pelos melhores profissionais de RH para encontrar talentos, colocando-os nos cargos certos. Com isso, é possível conferir importantes vantagens competitivas para as organizações.

Nesse cenário, ignorar a importância do recrutamento inteligente significa fechar os olhos para mais eficiência junto às etapas de recrutamento e seleção da sua empresa. Para você não ficar de fora dessa tendência, inscreva-se também na nossa certificação de recrutamento e seleção.

O que é e como funciona o recrutamento inteligente?

Essa é uma estratégia usada pelos recrutadores para encontrar, atrair, engajar e reter os profissionais mais aderentes aos cargos em aberto dentro de uma organização. Para tanto, o recrutamento inteligente conta com a ajuda da tecnologia.

Com ferramentas como softwares de recrutamento e seleção, redes sociais e plataformas, esses sistemas são capazes de compilar várias informações e encontrar os candidatos alinhados com as competências, comportamentos e fit cultural esperado pela empresa.

Essa verificação assegura que o talento seja encontrado de forma mais rápida e prática. A busca informatizada ainda torna possível encontrar as habilidades esperadas dos candidatos. Tudo isso é feito por sistemas de inteligência artificial.

Assim, a tecnologia utilizada garante que os requisitos definidos sejam localizados de forma efetiva, além de reduzir os erros na contratação dos colaboradores e evitar gastos desnecessários com novos processos de seleção.

Mas os benefícios não param por aí! Veja a seguir as principais vantagens de optar pelo recrutamento inteligente.

Quais as vantagens do recrutamento inteligente?

A tecnologia trouxe o recrutamento inteligente para as rotinas de RH e mudou a forma do setor conduzir os processos de recrutamento, que agora passam a ser mais rápidos e com maior chance de acerto.

Assim, saber quais são as vantagens do recrutamento inteligente também é uma forma eficiente de convencer a alta gestão da empresa a investir nesse importante recurso.

Interação além da análise de currículos

As ferramentas tecnológicas tornam possível uma interação maior entre candidatos e recrutadores. O setor de RH pode, por exemplo, repassar informações sobre a entrevista e fornecer dicas de como elaborar um bom currículo, postura nas entrevistas, etc.

Atualização do banco de dados

Com o recrutamento inteligente utilizando a tecnologia fica muito mais fácil fazer a gestão do banco de currículos, se comparado aos dados impressos.

O próprio candidato pode entrar na área virtual e realizar as atualizações. Com isso, além de você poder filtrar as informações que necessita com mais facilidade, ainda reduz a quantidade de papel no meio ambiente, contribuindo como uma empresa ambientalmente responsável.

Otimização dos recursos

Com o recrutamento inteligente é possível reduzir custos tanto para candidatos quanto para empresas. Isso é viável por meio da entrevista por vídeo.

Esse recurso substitui as primeiras entrevistas presenciais e, com isso, o candidato economiza tempo e gastos com deslocamentos. A empresa também economiza com a manutenção de espaço e possíveis deslocamentos dos recrutadores.

Melhor gestão dos cargos em aberto

Com o recrutamento inteligente, as vagas passam a ser melhor administradas. Isso acontece porque, como todos os dados estão abrigados em um ambiente virtual, todas as informações necessárias podem ser encontradas em apenas um clique, assim como também podem ser alteradas, excluídas ou renovadas.

Outra vantagem é que os campos de dados podem ser personalizados, deixando a experiência do candidato mais atrativa e completa.

Possibilidade de terceirização do recrutamento

Para que os profissionais de recursos humanos possam se dedicar a atividades mais estratégicas, é possível terceirizar os processos de recrutamento e seleção utilizando os softwares especializados.

Com isso, empresas especializadas em recrutamento passam a realizar para a sua companhia uma triagem mais detalhada dos candidatos e encaminhar para você apenas os candidatos que realmente são mais aderentes ao cargo.

Retenção de talentos e menor rotatividade

Com o recrutamento mais eficiente, as chances de encontrar o perfil mais alinhado ao cargo são maiores. Dessa forma, a probabilidade do profissional se adequar à organização é maior, reduzindo os índices de turnover e também custos com novas contratações.

Aumento da produtividade dos colaboradores

Com os profissionais nos cargos certos, as chances deles se adaptarem e de desempenharem de forma mais rápida as suas funções são maiores. Isso confere mais produtividade para as empresas, o que é considerado um grande diferencial competitivo.

Como fazer um recrutamento inteligente?

Além da adoção de softwares de recrutamento e seleção, existem outras formas de se fazer um recrutamento eficiente utilizando outros recursos.

Aposte no LinkedIn

O LinkedIn é atualmente a maior rede profissional do mundo, com aproximadamente 550 milhões de pessoas conectadas em 200 países. Somente no Brasil, são 29 milhões de usuários, o que torna o país o 3º maior mercado do LinkedIn no mundo.

Como todo esse potencial, fica fácil perceber que usar o LinkedIn é uma ótima forma para otimizar o seu recrutamento, tornando-o mais inteligente.

Nessa rede social você tem à sua disposição filtros para encontrar os profissionais que deseja, além de poder consultar os perfis para analisar a experiência do candidato. Com a versão paga, você ainda pode entrar em contato com os candidatos, além de outros recursos disponíveis.

Use páginas de carreiras

Manter uma página de carreira dentro do próprio site da empresa o ajudará a manter um banco de currículos eficiente. Além disso, é possível fazer a integração com outros sites de carreira e assim otimizar a captação de talentos.

Invista na sua marca empregadora

Para atrair os melhores talentos, é importante trabalhar a sua marca empregadora. Para tanto, participe de seminários, congressos, invista em programas internos de qualidade de vida e endomarketing.

Essas ações servirão para colocar a empresa no sonho de grandes profissionais do mercado, o que ajuda a atraí-los.

Divulgue suas vagas

É importante divulgar as vagas em aberto de forma estratégica. Isso aumenta o alcance dessas vagas e deixa o processo mais objetivo. Além disso, você atrai mais candidatos de forma qualificada, elevando as chances de sucesso no preenchimento desses postos.

Como vimos, o recrutamento inteligente é mais uma ferramenta para facilitar o dia a dia do setor de recrutamento e seleção nas empresas, tornando os processos mais ágeis e eficientes.

Se você gostou deste post sobre o que é recrutamento inteligente e a sua importância nas empresas, confira mais uma de nossas publicações e saiba também como implantar o onboarding na empresa.

Rating: 5.0/5. From 1 vote.
Please wait...