A crise do coronavírus vem exigindo enorme mobilização por parte de pessoas e empresas, especialmente pela suspensão de atividades presenciais. Por isso, alternativas como o recrutamento online na crise se tornam necessárias para manter o funcionamento das atividades e reduzir prejuízos.

Além disso, uma das principais preocupações das gestoras é como substituir as dinâmicas de grupo e integrar os processos seletivos online em seus processos. Afinal, diversas estratégias que já estavam consolidadas nas organizações e produziam resultados foram inviabilizadas e precisam ser adaptadas para o momento.

Neste conteúdo, reunimos as etapas para aplicar o recrutamento online na crise. Acompanhe a leitura para entender o processo, assim como seus benefícios e estratégias!

O que é recrutamento online?

Quer entender de uma forma diferente sobre suas funcionalidades e como fazer? Entenda melhor a seguir!

Quer entender de uma forma diferente sobre suas funcionalidades e como fazer? Entenda melhor a seguir! 

É bastante comum as empresas realizarem parte das etapas dos seus processos seletivos pela internet. 

No entanto, levando em consideração as medidas preventivas de isolamento social, é preciso avaliar o recrutamento online na crise como uma forma de dar continuidade nos processos sem colocar ninguém em risco para prosseguir com as contratações. 

O recrutamento online é um passo além do que já é feito nas empresas. Nele, transferimos todo o processo de recrutamento e seleção para os meios digitais. E esse processo ocorre de forma segura, com a influência da tecnologia, que facilita e simplifica as etapas e experiências ao longo da contratação. 

Como fazer um processo seletivo online?

A realização de recrutamento online é similar ao presencial. O que muda são os meios aplicados para diferenciar os candidatos em cada etapa do funil de contratação. Isto é, você precisa entender o objetivo de cada técnica e buscar opções para alcançar os mesmos fins pela internet. Veja como ficam as etapas:

Triagem de currículos

A primeira missão é reduzir o volume de candidaturas recebidas para filtrar perfis mais aderentes. Digitalmente, essa tarefa deixa de ser manual e passa a ser feita on-line com a aplicação de provas ou People Analytics. Para o segundo caso, é necessário comparar a expectativa da empresa com os padrões identificados nos currículos, ranqueando os profissionais de acordo com a proximidade em relação ao perfil ideal.

Para isso, é importante que os currículos sejam digitais. Assim, conseguimos agilizar o processo seletivo, otimizando tempo e recursos.

Com uma redução substancial do volume de candidaturas não aderentes, as recrutadoras também podem analisar os currículos à distância. Deste modo, total ou parcialmente automatizada, é uma etapa online de fácil realização.

Técnicas de seleção

Posteriormente, precisamos investigar as características dos candidatos para saber quais atendem aos critérios para contratação ou composição do banco de talentos. Diversas metodologias podem ajudar os gestores na seleção online. Confira algumas delas.

Aplique provas de conhecimento

A grande maioria dos testes podem ser aplicados à distância, isso agrega flexibilidade ao RH e aos próprios candidatos à vaga, que podem participar da seleção de qualquer lugar.

As avaliações escritas e objetivas identificam o conhecimento e a capacidade de resolver problemas. É o caso de testes online de língua portuguesa e inglesa, bem como das provas que abordam os assuntos técnicos.

Para isso, formule questões que privilegiem o raciocínio e a tomada de decisões. Além disso, você pode pedir para que o avaliado filme a realização do teste ou considere o tempo nas questões para minimizar os efeitos da possibilidade de consulta durante a avaliação.

Testes comportamentais

As avaliações de perfil comportamental também se baseiam em questionários, mas o objetivo não é acertar ou errar. As respostas do candidato formam padrões e tendências que serão comparados com as características de perfis comportamentais.

Aplique as dinâmicas online

Talvez o maior desafio seja adaptar as dinâmicas ao meio digital. Para isso, o recrutador precisa entender o princípio e o objetivo por trás de cada atividade, a fim de montar estratégias online igualmente aptas a alcançar os resultados esperados. Veja algumas sugestões.

Painéis

Os painéis são apresentações realizadas pelos candidatos, que duram de 5 a 15 minutos. Essas atividades podem ser realizadas ao vivo ou por gravação. Entre os temas, uma boa sugestão é abordar melhorias que o profissional faria na empresa, ou uma proposta que resolveria um problema em um caso fictício.

Entrega de tarefas

Algumas profissões permitem a avaliação com base em tarefas. Isto é, a recrutadora apresenta uma situação do trabalho, e o candidato age como se estivesse atuando na função. Um líder pode ser avaliado na condução de uma reunião online, um especialista pela entrega de um relatório, um auxiliar de escritório pela elaboração de planilhas e assim por diante.

Dinâmica de grupo

Outra atividade interessante é dividir os candidatos em grupos, criando salas de chat ou videoconferências em aplicativos. Com isso, podemos simular situações de trabalho e acompanhar o desempenho.

Pense e desenvolva um cenário no qual a empresa precisa superar os seus desafios do dia a dia, via home office, de modo que os candidatos exerçam o papel dos colaboradores nesse contexto.

Simulações

Diversas atividades empresariais já são realizadas online. Portanto, os recrutadores podem criar provas situacionais, em que o candidato precisa conduzir negociações, atendimentos, vendas, reuniões e outras atividades, podendo ser individual, ou coletivamente por videoconferência.

Entrevistas online

Por fim, as entrevistas de emprego também podem ser adaptadas ao modelo de videoconferência. Nesse caso, existe a vantagem de o conteúdo ficar gravado para análise futura pelos recrutadores.

Uma dica importante é que, em qualquer etapa online, os candidatos devem receber as instruções sobre as atividades com antecedência. Esse cuidado permite que a pessoa teste os equipamentos e pratique para agir de maneira mais natural nos vídeos.

Quais são os benefícios de um processo seletivo online?

Os benefícios dizem respeito tanto à superação desse momento de crise como a ganhos ligados à otimização dos recursos. 

Com o recrutamento feito online, por meios digitais, é possível impactar um número muito maior de pessoas. Entre a segurança e comodidade para todas as partes envolvidas, menor tempo de contratação, e uma das maiores vantagens, a alcançabilidade de perfis.

E além destes, apontamos três características positivas da modalidade.

Manter a taxa de acerto

O recrutamento online na crise possibilita alcançar os mesmos objetivos das atividades presenciais, exigindo apenas a adaptação das técnicas de seleção ao home office. Logo, podem ser executados sem prejuízo ao nível de acerto nas contratações.

Automatizar tarefas

Um segundo benefício é que muitas ações podem ser automatizadas, como a triagem de currículos e a análise de questionários de perfil comportamental. Logo, o RH otimiza o tempo e os recursos gastos no recrutamento.

Minimizar prejuízos

Com a paralisação das atividades presenciais é inevitável, conduzir o processo pela internet é uma forma de não perder as etapas já realizadas e cumprir o cronograma do RH. Isso também evitará um problema de escassez de talentos com o término da crise do coronavírus.

Vale ressaltar que um software de recrutamento pode potencializar os benefícios e facilitar a transição para o online. A tecnologia da Kenoby, por exemplo, centraliza as etapas em um único local, garantindo controle total sobre o processo.

A plataforma também oferece recursos próprios para aplicar testes, realizar triagens e gerir a comunicação com os candidatos. E, por meio da API, que é uma tecnologia para integrar ferramentas externas, o RH pode adaptar o software às técnicas de seleção específicas.

Sendo assim, agora que você já entende como fazer um processo seletivo online, é importante conhecer a tecnologia para facilitar a realização dessas atividades e oferecer a melhor experiência para os candidatos.Para entender como podemos ajudar a sua empresa, acesse a página de contato e tire todas as dúvidas!

Rating: 5.0/5. From 4 votes.
Please wait...