Recrutamento online: conheça os benefícios e veja como funciona

Nova call to action

O RH tem passado por uma grande transformação digital. É cada vez mais comum o uso de tecnologias para garantir resultados melhores. Um ótimo exemplo é o recrutamento online, que dispensa o contato físico com os candidatos à vaga.

Tradicionalmente, o recrutamento e seleção de talentos demanda uma série de encontros presenciais, seja para aplicar dinâmicas, seja para realizar entrevistas. Contudo, em especial pelo avanço da tecnologia, tudo pode ser feito a distância.

Os benefícios são os mais diversos, como a agilidade, o baixo custo e a automação de algumas etapas. Reunimos uma série de informações sobre o assunto para você. Então continue a leitura deste artigo, conheça as vantagens e veja como funciona o recrutamento online.

Inclusive, aproveite para se inscrever gratuitamente no minicurso por e-mail sobre Inteligência Artificial de R&S e receber aulas diárias cheias de conteúdos relevantes.

A transformação digital do RH e o recrutamento online

Não é novidade que toda a dinâmica do mercado tem mudado rapidamente. Nesse contexto, mesmo o RH, considerado um dos setores mais tradicionais na empresa, sofre influência da tecnologia e demanda por rápidas transformações.

Segundo pesquisa, 73% das empresas consideram o RH digital como algo importante. Esse percentual é ainda maior na América Latina, o equivalente a 81%.

A transformação digital inclui diversos itens, como: inteligência artificial, robótica, realidade aumentada, big data, computação cognitiva e assim por diante. Tudo isso pode ser aplicado nas empresas para que a performance no trabalho seja aumentada.

Boa parte dessas soluções já é vista no RH, em especial no processo de contratação. São exemplos: a triagem automatizada de candidatos, a realização de testes a distância e o uso do big data (no RH, People Analytics) para decidir corretamente.

Levando tudo isso em consideração, sabe-se, também, que 56% das empresas já estão reformulando seus processos de RH para aproveitar ferramentas digitais.

Os benefícios de digitalizar o processo de recrutamento e seleção

Ao aderir ao recrutamento online, as empresas somam grandes benefícios, tanto para elas quanto para candidatos, o que reforça a marca empregadora da companhia. Separamos para você os principais benefícios de digitalizar o processo de recrutamento e seleção. Acompanhe!

Maior poder de alcance

Uma das maiores vantagens é a alcançabilidade, tanto na etapa de recrutamento quanto na identificação do talento ideal para a empresa. Como o recrutamento é feito online, por meios digitais, é possível impactar um número muito maior de pessoas.

Existem poucos limites para a internet. Ao divulgar uma vaga nas redes sociais ou páginas de emprego, por exemplo, milhares de profissionais podem ser atraídos.

O mesmo acontece na etapa de seleção, em que as entrevistas e os testes podem ser feitos a distância. Isso significa que os participantes podem estar em qualquer lugar do país (ou até mesmo fora dele) e ainda participar do processo seletivo.

Aumento da produtividade

A digitalização do recrutamento e seleção também impacta a produtividade do setor de Recursos Humanos. Quase tudo pode ser feito com maior flexibilidade, e os resultados podem ser analisados de modo mais rápido para subsidiar decisões estratégicas.

Em um processo tradicional, por exemplo, a triagem é feita manualmente, analisando currículo por currículo. Os modernos softwares automatizam todo esse processo, selecionando apenas os profissionais competentes para as próximas etapas.

Outro exemplo é a aplicação de testes, como de perfil comportamental, que antes demoravam horas para serem analisados. Os atuais sistemas, além de permitir a realização online, geram as respostas em apenas poucos segundos.

Melhor gerenciamento das etapas

A tecnologia permite que as etapas do processo seletivo sejam gerenciadas com maior eficácia. No sistema de R&S é possível definir prazos, padrões de qualidade, principais responsáveis, mensurar os resultados e assim por diante.

Com um software, por exemplo, os gestores podem requisitar vagas pelo próprio sistema, dispensando a antiga requisição de pessoal impressa. Do mesmo modo, o profissional de RH pode aprovar as vagas e dar início ao fluxo de trabalho.

A tecnologia ainda permite que o gestor tenha uma visão sistêmica das etapas em andamento, as seleções finalizadas dentro do prazo e diversos outros indicadores de desempenho relacionados à contratação. Assim, o profissional pode gerenciar melhor cada etapa.

Tomada de decisões estratégicas

O RH toma diversas decisões importantes ao longo do expediente. Especificamente no processo de seleção, decide quais canais de recrutamento serão usados, qual o perfil adequado para as vagas, quais talentos continuarão no processo e assim por diante.

Para que todas essas escolhas sejam bem-sucedidas, precisa de informações reais e bem-estruturadas, algo cada vez mais comum com a transformação digital. Os vários dados obtidos podem ser cruzados para gerar informações estratégicas.

A esse processo dá-se o nome de People Analytics. Os dados podem ser extraídos do sistema gerencial, do software de RH ou mesmo da internet. Ao relacioná-los, é possível ter informações sistêmicas e que subsidiem decisões estratégicas.

As principais etapas do processo de recrutamento online

Processos estruturados são fundamentais para garantir a eficiência de qualquer operação, e isso inclui as questões que envolvem R&S. Veja a seguir como fazer de forma acertada.

Divulgue as vagas pela internet

Tudo começa ainda no processo de recrutamento, que deve priorizar os meios digitais para veicular suas vagas em aberto. Assim, é possível eliminar as barreiras físicas e impactar um número muito maior de talentos.

Existem diversos canais que podem ser usados, como as redes sociais, as páginas de emprego ou a página de carreiras da empresa (conhecida como “trabalhe conosco”).

Aplique testes a distância

A grande maioria dos testes pode ser aplicada a distância, eliminando a necessidade de encontros presenciais em grupo. Isso agrega flexibilidade ao RH e aos próprios candidatos à vaga, que podem participar da seleção de qualquer lugar.

Os atuais sistemas permitem a aplicação dos mais diversos testes online. Como exemplo, é possível destacar a análise de perfil comportamental, o teste de proficiência em segunda língua ou, ainda, jogos online em grupo.

Realize entrevistas em vídeo

O próprio processo de entrevista tem mudado. Os selecionadores podem definir roteiros de entrevistas que vão direto ao ponto e receber respostas em vídeo dos candidatos. Assim, é possível evitar entrevistas presenciais desnecessárias.

Uma grande vantagem é que se pode avançar, retroceder e compartilhar com outros gestores a entrevista em vídeo, aumentando a eficácia do processo seletivo.

Conte com um software de Recrutamento e Seleção

Para o sucesso do recrutamento online, é indispensável contar com um bom software. O Kenoby, por exemplo, é um sistema inteligente de gestão do R&S. Ele permite que as diversas etapas, da requisição de pessoal até a mensuração dos indicadores-chave de desempenho, sejam centralizadas e comandadas de um único lugar.

Dessa maneira, é possível obter os diversos benefícios citados anteriormente, como o aumento da produtividade e o melhor gerenciamento de cada etapa. O sistema de gestão de R&S permite que tudo seja feito com segurança, eficiência e eficácia.

As vantagens do recrutamento online

O avanço da tecnologia no RH tem diminuído distâncias e proporcionado grandes vantagens para as organizações e também para candidatos. Com o uso da internet, é possível agendar entrevistas, coletar dados e fazer uma série de avaliações antes de chamar o profissional para a entrevista final com o gestor. Listamos as principais vantagens do recrutamento online. Veja a seguir!

Agilidade na análise de currículos

Depois que o candidato alimenta os dados dele no sistema e confirma a candidatura, as informações são enviadas para os recrutadores, que podem fazer todo o processo de triagem por meio dos filtros da ferramenta.

Assim, é possível selecionar os candidatos mais aderentes o perfil da vaga, buscando, por exemplo, por formação, experiência, gênero, idade, e outras habilidades técnicas.

Histórico de candidatos e atualização de dados

Com o recrutamento online, além de manter os dados dos candidatos atualizados — já que os profissionais têm fácil acesso à plataforma —você também pode:

  • criar um histórico, verificando em quais processos seletivos os candidatos já participaram na empresa;
  • ter acessos a resultados de testes e dinâmicas anteriores, criando assim uma trajetória do candidato, que pode ser útil quando surgir uma vaga na qual o perfil dele melhor se adeque.

Eliminação da duplicidade de currículo

Quando o processo de recrutamento e seleção é feito de maneira offline, é comum os recrutadores receberem mais de uma vez o currículo do mesmo candidato.

Já com o recrutamento online, todo o processo é feito dentro da plataforma, que bloqueia de forma automática as candidaturas duplicadas para a mesma vaga.

Dessa forma, a equipe de recrutadores pode concentrar seus esforços na busca pelo perfil mais aderente à vaga, sem perder o foco das atividades com duplicidades que acabam atrasando os processos.

Padronização do currículo

Ao contar com uma ferramenta de recrutamento online, todos os dados sobre os candidatos são padronizados. Isso evita a análise de dados desnecessários, que pouco ou nada acrescentam à trajetória profissional do candidato, como também evita que dados importantes sejam negligenciados, como a formação acadêmica e a experiência profissional.

Assim, é possível fazer uma triagem de currículos com mais facilidade, o que otimiza e torna mais eficiente os processos de recrutamento e seleção da empresa.

Redução de custos

Ao contar com um software inteligente, você concentra todos os processos dentro da ferramenta. Desde a divulgação das vagas em redes sociais, a triagem dos currículos até as entrevistas e testes comportamentais.

Com isso, você elimina custos com anúncios em jornais e outros veículos de comunicação de massa, e ainda reduz gastos com deslocamento dos candidatos e da própria equipe de recrutadores.

Isso porque, as entrevistas online podem ser feitas por videoconferência ou telefone, o que também implica em redução de custos com infraestrutura, como aluguel de salas, cafezinho, telefone, recepcionista, luz e outros gastos.

Manutenção da segurança da informação

Softwares de recrutamento e seleção online são capazes de armazenar um grande volume de dados dos candidatos e outras etapas referentes ao processo. Eles também permitem fazer o backup das informações, o que confere mais segurança e praticidade para guardar e acessar os arquivos.

Dessa forma, você não corre o risco de perder nenhuma informação importante. Também elimina uma montanha de papéis e evita problemas com a armazenagem, separação e organização de um monte de papeis.

Outra vantagem é que o acesso ao sistema é restrito por senha, ou seja, a confidencialidade dos dados fica garantida, além de você controlar quem acessou os dados ou fez alterações no sistema.

As desvantagens do recrutamento online

A tecnologia pode restringir o contato humano, o que com certeza pode ser considerada a maior desvantagem do uso do recrutamento online, pois o recrutador pode perder a oportunidade de avaliar aspectos importantes do comportamento do candidato.

Separamos mais duas questões que podem ser consideradas como desvantagens para o recrutamento online. Acompanhe!

Divulgação massiva

O grande alcance da divulgação das vagas nas redes sociais e outras plataformas de vagas pode atrair um grande fluxo de candidaturas. Mas, hoje em dia, já é possível utilizar os filtros para triar os profissionais mais aderentes ao cargo.

Nesse caso, será exigido do recrutador habilidades para que ele possa utilizar os filtros certos, o que desclassifica os candidatos que não estejam alinhados com o perfil desejado para a vaga.

Detalhes do comportamento pouco evidentes

Como já adiantamos, apesar da tecnologia ter avançado consideravelmente nos últimos anos, ainda não é possível que os recrutadores identifiquem alguns detalhes do comportamento dos candidatos.

A análise da comunicação não-verbal, como o olhar e outras questões comportamentais, apesar de já ser muito facilitada pelas videoconferências, ainda pode, em algum grau, ser dificultada pelo uso da tecnologia.

Devido a todas essas questões, é indicado que, em algum momento do processo de seleção, a entrevista passe do ambiente virtual para o real.

A última etapa do processo, a entrevista com o gestor, é uma boa oportunidade para você verificar se o candidato está alinhado com o fit cultural da organização.

Como você pode perceber, existem muito mais vantagens do que desvantagens ao apostar no recrutamento online. Isso acontece porque a ferramenta democratiza o acesso às candidaturas, possibilita redução de custos para empresas e candidatos, e ainda otimiza o tempo das equipes de recrutadores, além de possibilitar processos seletivos muito mais dinâmicos, eficientes e rápidos!

Dicas para fazer o recrutamento online

Devido a todas as suas potencialidades, o recrutamento online já é uma realidade em organizações de diferentes segmentos e tamanhos, e pode ser usada para otimizar os processos de RH. Para ajudar você a conduzir um processo de recrutamento online, separamos as dicas abaixo. Acompanhe!

Videoconferência

A seleção por vídeo é uma forte tendência de recrutamento e seleção para 2020, e ganha força em tempos em que é requerido da população o isolamento social para o combate à pandemia causada pelo Covid-19.

Para fazer um processo de recrutamento online com esse recurso é importante:

  • preparar o ambiente e certifique-se de que não será interrompido;
  • ter o currículo do candidato em mãos junto com a descrição do cargo;
  • usar roupas adequadas, afinal, você é um representante da empresa;
  • testar os equipamentos (áudio, vídeo, internet, iluminação);
  • ficar atento ao delay (tempo de espera para a transmissão do áudio) e falar pausadamente;
  • comporta-se de maneira natural para passar segurança aos entrevistados.

Seguindo essas dicas, você aumenta a qualidade dos processos de seleção e diminui custos, além de reduzir as chances de falhas.

Por telefone

A disponibilidade do recurso dos vídeos nas plataformas tornou obsoleto o uso do telefone, mas se mesmo assim você quiser conduzir a entrevista por este canal de comunicação, fique atento e:

  • faça a elaboração de perguntas estratégias;
  • fique atento à argumentação dos candidatos e avalie as respostas;
  • anote tudo o que achar pertinente.

A entrevista por telefone também pode ser usada para validar outras informações transmitidas na videoconferência e sanar dúvidas do currículo do candidato.

Como vimos ao longo desta leitura, existem várias vantagens para a utilização do recrutamento online, e estar apto para acompanhar as tecnologias que norteiam a ferramenta é fundamental para garantir processos seletivos mais eficientes e acertados, ao mesmo tempo em que garante uma importante economia para empresas e candidatos.

Com o software inteligente da Kenoby você tem acesso às melhores soluções para recrutamento online, o que possibilita que você selecione os melhores candidatos de acordo com as necessidades da empresa.

Se você gostou deste post sobre recrutamento online, entre em contato para conhecer melhor as nossas soluções!

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Veja os melhores momentos da live sobre cultura e diversidade no R&S. Preencha o formulário abaixo e assista agora!

Veja os melhores momentos da live sobre cultura e diversidade no R&S. Preencha o formulário abaixo e assista agora!

Quer transformar a apresentação dos seus números de RH? Preencha o formulário abaixo para receber agora este template customizável…

Quer transformar a apresentação dos seus números de RH? Preencha o formulário abaixo para receber agora este template customizável…

Quer participar com a gente? Preencha o formulário abaixo para mergulhar nessa transmissão gratuita cheia de aprendizados sobre diversidade e cultura…