O novo coronavírus chegou ao Brasil e muito se tem discutido sobre medidas para reduzir a propagação do vírus que já é considerado uma pandemia. Milhares de empresas estão tomando medidas preventivas, visando o bem estar de seus profissionais.

O trabalho remoto se tornou a melhor opção, mas muito ainda vem sendo discutido sobre como manter os níveis de produtividade das equipes. 

Um dos setores mais afetados foi o RH, que, além de se ter a missão de garantir a saúde dos colaboradores, ainda precisa lidar com as novas contratações. Por isso, selecionamos uma série de dicas para aproveitar esse momento de crise para otimizar os processos do setor. Acompanhe!

Reavalie seus processos

A sua empresa está se planejando para se adaptar à este momento? Aproveite o momento para analisar os principais problemas das equipes, revise os indicadores e pense qual a melhor forma de solucionar esses problemas.

Tente olhar de fora e pense: será que seus processos de recrutamento estão otimizados da melhor forma e utilizando a tecnologia ao seu favor? O quanto isso tem colaborado nesse momento para o trabalho remoto?

A tendência é que cada vez menos as pessoas precisem se deslocar para postos de trabalho e, por isso, precisamos cada vez mais transformar a nossa forma de recrutar para nos adaptarmos a esse tipo de realidade.

Abra os olhos para a transformação digital

Ainda falando sobre quanto a tecnologia pode ser usada a nosso favor, analise os pontos mais criticos e procure uma solução tecnológica para eles. Será que seus processos estariam melhores nesse momento com a ajuda da tecnologia?

A transformação digital chegou e as empresas que já são aderentes, saíram na frente durante essa crise. O recrutamento, por exemplo, pode continuar sendo feito com a ajuda de softwares de recrutamento, que possibilitam a aplicação de testes online, análise de currículos automática, entrevistas por vídeo e muitas outras funcionalidades.

Repense os benefícios que a sua empresa oferece

Quando se fala em benefícios para os colaboradores, logo surgem os problemas com budget. Mas e se você pudesse oferecer benefícios que não custam quase nada?

O trabalho remoto, por exemplo, é um método que a muitas das empresas já tem usado para recrutar novos profissionais, mas o home office também é uma opção para aqueles que trabalham diariamente alocados na empresa. 

Caso não seja possível, em cargos mais operacionais e que dependem de recursos específicos, repense sobre folgas como uma bonificação para os profissionais. Além de melhorar os níveis de produtividade, você também melhora a retenção de talentos.

Adquira novos conhecimentos

Durante este período de crise, é importante que os profissionais se mantenham atentos nas informações, tando do mundo, quanto do setor. Por isso, é uma boa oportunidade para colocar os conhecimentos em dia e se especializar.

Existem uma série de conteúdos sobre o setor, que podem solucionar as dores da sua empresa. Selecionamos alguns deles, confira:

Baixe materiais gratuitos

E-books são sempre uma boa pedida. Geralmente separados por temas específicos, eles trazem soluções práticas para o seu negócio. Você pode encontrá-los em site de empresas que oferecem soluções para o RH.

No site da Kenoby, por exemplo, você encontra mais de 30 materiais sobre os mais diversos temas que vão desde o nível mais básico, até o nível mais avaçado. E o melhor de tudo: é grátis.

Faça cursos online

Treinamento e desenvolvimento e fundamental para manter um time de sucesso, mas com o grande volume de tarefas do dia a dia, pode ser difícil aplicar esse tipo de ação. Aproveite a crise e invista no conhecimento dos seus profissionais.

Existem diversos cursos pagos e gratuitos para escolher. Aproveite a nossa certificações gratuita de recrutamento e seleção e melhore a qualidade das suas contratações.

Participe de eventos online

Centenas de eventos pelo país foram cancelados, mas outros apenas migraram para o universo digital, dando oportunidade para pessoas de outras cidades, estados e até países. 

Ainda há empresas realizando diversos webinars, lives, trazendo diversas discussões relevantes. Fique de olhos abertos no LinkedIn e não perca essas oportunidades.

E aí, já escolheu quais iniciativas vai levar para a sua equipe? Não olhe para a crise apenas como um momento de dor, mas também como momento de oportunidades para melhorías.

Rating: 4.1/5. From 8 votes.
Please wait...