RH no Novembro Azul: 3 ações para engajar o seu time

Nova call to action
Nova call to action

O mês de novembro é anualmente marcado pela campanha mundial contra o câncer de próstata, um dos tipos da doença que mais afeta homens em todo o mundo. Segundo um levantamento realizado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil teve um total de 61,2 milhões de registros diagnosticados da modalidade.

Assim como no Outubro Rosa, que a campanha visa conscientizar um público determinado, o Novembro Azul, como é conhecida a campanha contra o câncer de próstata, ganha cada vez mais adeptos do sexo feminino. E isso faz com que a população brasileira, como um todo, esteja cada vez mais inteirada sobre o assunto.

E, como profissionais de RH, precisamos fazer a nossa parte. Precisamos desenvolver estratégias para mobilizar os colaboradores e integrá-los à luta contra o câncer de próstata da mesma forma como fizemos com o câncer de mama (em outubro).

Afinal, levando em conta as dificuldades em acompanhar e incentivar os colaboradores de maneira individual, a realização de ações e campanhas são vistas como ferramentas cada vez mais atrativas, já que atingem toda a companhia de uma só vez. Porém, essas ações precisam ser pensadas com um objetivo a ser alcançado para que tenham sucesso.

Todas as ações que podem ser tomadas e que serão citadas a seguir, ajudam, além da conscientização dos colaboradores, a fortalecer o employer branding. Para saber mais sobre esse assunto, aproveite e baixe agora nosso Manual para Desenvolver a Marca Empregadora.

E-book: Manual para desenvolver a Marca Empregadora




Sendo assim, levantamos 3 ações simples – porém ótimas – que podem ser desenvolvidas para engajar os colaboradores durante o novembro azul.

Faça o dia de azul

O dia de azul é uma ação simples, mas que gera bons resultados. Nele, os colaboradores – tanto homens quanto mulheres – vão para o trabalho com uma camiseta ou acessório na cor azul. Feito isso, o papel da companhia é incentivar a interação entre os colaboradores e o registro fotográfico desses momentos, que podem ser compartilhados com a hashtag #NovembroAzulNaEmpresa, #MovemberNaEmpresa ou outras, que podem ser personalizadas com o nome do time ou da companhia.

Com isso, a tendência é que os colaboradores se sintam engajados e motivados para participar da campanha, dando mais visibilidade e relevância à empresa.

Distribua laços azuis e bigodes de EVA

O laço azul, assim como o bigode é o símbolo global da campanha realizada contra o câncer de próstata durante o mês de novembro. Por isso, sua presença em fotos, logos e eventos durante este período é extremamente importante.

Então, o que podemos fazer para fomentar a campanha e transparecer a importância da saúde e do bem-estar dos colaboradores, é distribuir laços de cor azul ou bigodes em EVA presos à palitos de churrasco, que podem ser usados como acessório para fotos e vídeos, reforçando a importância do período e, por consequência, dos exames preventivos que devem ser realizados anualmente.

Faça a empresa inteira entrar no clima

Fotos e vídeos dos colaboradores com vestimentas da cor azul, além de laços e acessórios que podem ser distribuídos, são ações fantásticas, mas que podem ter seus resultados impulsionados com outra ação simples: a decoração da empresa.

Balões azuis com bigodes desenhados ou colados, murais que podem ser personalizados, laços azuis nos quadros e a distribuição de flyers com os principais sintomas e como funciona a prevenção são ações simples, mas que promovem o debate saudável entre os colaboradores, fazendo do ambiente mais amistoso e solidário.

Deixe aberto um espaço para o diálogo

Mesmo que não seja diretamente no horário de trabalho, a empresa pode convidar médicos, psicólogos, homens que superaram o câncer de próstata e especialistas para falar sobre o assunto.

Assim, a conscientização é feita em forma de bate-papo e possibilita a troca de experiências, demonstrando preocupação e cuidado com a saúde física e mental dos colaboradores, além de fomentar o aprendizado e as técnicas de preservação.

O que mais importa, é que o RH seja ativo nesse período e faça, do novembro azul, um período de conscientização, valorização e reconhecimento dos seus colaboradores.

Então, agora que você já sabe como começar, que tal planejar as ações para o novembro azul? Ah, e se você gostou desse conteúdo, curta nossas páginas nas redes sociais para receber mais materiais como este!

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action