O mês de outubro é marcado pelo combate e conscientização do câncer de mama e, por isso, é chamado de outubro rosa. Durante esse mês, dezenas de órgãos públicos e privados, voltam-se para a missão de conscientizar mulheres ao redor de todo o mundo para a prevenção e tratamento do câncer.

As campanhas sobre o Outubro Rosa começaram nos Estados Unidos em 1990 para encorajar mulheres a conhecerem mais sobre esse tipo de doença que, em 2012, afetou mais de 1,67 milhões de pessoas.

A campanha foi aderida no Brasil em 2002, mas só começou a ganhar força a partir de 2008. Segundo relatório do INCA, Instituto Nacional do Câncer, em 2018, 2,1 milhões de novos casos foram diagnosticados, dos quais, 627 mil resultaram em morte.

O câncer de mama é uma das principais causas de morte de mulheres no país e o principal fator ainda é a desinformação. Uma vez diagnosticado precocemente, as chances de cura são de 95%. Por isso, preparamos para você, x formas de abordar o assunto dentro da sua empresa, de forma simples e eficaz. Continue a leitura e confira!

Redes sociais

Apenas 12% das publicações com a #OutubroRosa ou #CancerDeMama, são, de fato, sobre informações relevantes para o combate na rede social Twitter. Já no Facebook, esse tipo de conteúdo não foi encontrado. Esse mapeamento foi feito pelo Kantar Health.

Invista em conteúdos que de fato colaborem com a informação dos seus colaboradores e pessoas que acompanham a sua empresa. Isso além de ajudar as pessoas a consumirem informações realmente relevantes, ajuda a fortalecer a sua marca empregadora, uma vez que mostra que a sua empresa está preocupada com assuntos da saúde dos funcionários.

Traga para o dia a dia

Como dito anteriormente, apesar do outubro rosa ser muito conhecido, a sua causa ainda não é tão popular, por isso, invista em ambientações que além de relembrar, gerem conhecimento. São válidas as utilizações de materiais gráficos que podem ser distribuídos para todos. Apesar do câncer de mama ser comum entre mulheres, muitos homens têm aderido à causa e é uma ótima oportunidade para  engajar equipes inteiras em um único propósito.

Promova encontros

Tão importante quanto levar a informação, é como isso será feito. Uma técnica muito utilizada na publicidade para gerar confiança é o uso de pessoas que dominam o assunto, seja por trabalhar na área ou já lidar diretamente com a situação. Sendo assim, você pode levar profissionais da saúde para falar sobre a prevenção, ou até mesmo, convidar uma mulher que já enfrentou o câncer de mama para contar sobre suas vivências, sempre apontando para o lado da prevenção e diagnóstico.

Organize uma ação social

Não é novidade que um dos fatores mais marcantes durante do tratamento do câncer é a perda do cabelo, que afeta diretamente a autoestima das mulheres. Para ajudá-las nesse processo doloroso, diversas ongs confeccionam perucas com cabelos de doadoras. Aliar-se a uma delas e promover um dia de corte coletivo, pode ser uma ótima forma de manter as mulheres engajadas na ação.

O câncer de mama é um assunto de extrema importância e deve ser discutido também no ambiente de trabalho. Simples ações como essas que citamos, podem ser os geradores de transformação dentro da sua empresa, melhorando o clima organizacional e mostrando o quanto a liderança está preocupada com a saúde de seus colaboradores.

E aí, já sabe quais das nossas dicas vai adotar? Se você gostou desse post, compartilhe em suas redes sociais e influencie seus amigos a adotarem essas e outras ações neste mês de outubro!