Saiba como se organizar para melhorar a produtividade no recrutamento

Nova call to action
Nova call to action

O departamento de RH é extremamente requisitados nas empresas. Com tantas demandas estratégicas e operacionais, é praticamente impossível que os processos não sejam prejudicados. Entre tantas coisas que envolvem a rotina profissional, muitas vezes você deseja encontrar boas soluções para melhorar sua produtividade no trabalho.

Pensando nisso, trouxemos dicas de hábitos e práticas que, certamente, ajudarão você a se organizar melhor para resolver suas tarefas, ser mais eficiente para melhorar seu departamento e, com isso, crescer na empresa. Confira!

Sempre mantenha sua mesa organizada

Embora nem sempre praticado, este é um hábito simples que melhora consideravelmente sua rotina profissional.

Com a mesa bem organizada, você sentirá mais conforto no dia a dia, terá melhor concentração e ganhará agilidade para encontrar o que precisa. Aproveite também para se livrar do que não é mais necessário, mas, por algum motivo, foi esquecido entre suas coisas, atrapalhando seu trabalho sem você perceber.

Além de ser ótimo para o seu dia-a-dia profissional, esta atitude fará com que seus colegas vejam você como uma boa referência e poderão se motivar a fazer o mesmo.

Defina prioridades e resolva elas no início do dia

Não abra mão de sua agenda. Seja física ou digital, ela auxiliará você a direcionar melhor seus esforços e definir prioridades.

Filtre as atividades deixando as principais resoluções para o início do dia. Isto fará com que, ao final do dia, quando o cansaço for grande, você não cometa erros por desatenção.

Faça anotações para um determinado período de dias e coloque lembretes. Isto dará maior agilidade para resolver possíveis imprevistos.

Outra dica muito interessante para ter uma rotina melhor organizada é contar com o uso de aplicativos inteligentes que, além de organizar seu tempo, filtrarão os esforços demandados conforme a atividade para o seu dia a dia ser melhor.

Separe as suas tarefas em grupos

As demandas chegam a todo momento e de forma desordenada. Por isso, antes de colocá-las em prática é importante que você crie um nível de organização que otimize o seu tempo.

No recrutamento, é muito comum que você precise executar muitas tarefas do mesmo tipo. Seja na triagem de currículos, no envio de feedbacks, nas entrevistas por competência, na criação de relatórios, sempre há uma maneira de separar as atividades por grupos.

Por exemplo, se você tem que realizar a triagem dos currículos de 4 posições diferentes, separe um dia para analisar todas as candidaturas que recebeu! Que um outro exemplo? Ao invés de enviar um feedback para o candidato logo após a entrevista, separe um momento do seu dia após entrevistar todos e envie os feedbacks de uma vez!

Ao realizar as mesmas atividades repetidamente, criamos atalhos que nos fazem otimizar o trabalho que está sendo feito, e consequentemente, economizamos o nosso precioso tempo. Dessa maneira, além de trabalhar de forma organizada, garantimos a sensação de dever cumprido.

Utilize ferramentas para automatizar os processos

A burocracia é o grande inimigo da produtividade. Logo, minimizar a perda de tempo com estas tarefas é fundamental.

Seja para o controle de informações relacionadas aos colaboradores, rotinas de recrutamento e seleção ou processos feitos com planilhas e e-mails, é importante saber fazer uso da tecnologia para automatizar os processos. Dessa forma, seus esforços serão direcionados para tarefas mais complexas.

Existem softwares que permitem a gestão ponta-a-ponta do recrutamento e seleção, desde a requisição de posições até a contratação dos melhores profissionais do mercado. Além de permitir o acompanhamento dos gerentes, estas ferramentas eliminam dos recrutadores, as tarefas operacionais que ocupam maior parte do tempo.

Gostou destas dicas? Então compartilhe este post nas redes sociais e aproveite para contar como você tem feito para melhorar sua produtividade no trabalho!

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action