O que é e quais são os tipos de diversidade nas empresas?

Nova call to action

Os tipos de diversidade nas empresas é um tema que todo profissional de RH deve estar atento. Afinal, esse tema leva para as companhias importantes diferenciais competitivos, principalmente quando o assunto é inovação.

Embora o assunto não seja novo, ele ainda gera muitas dúvidas, principalmente relacionadas aos tipos de diversidade. Pensando nisso, preparamos para você este post sobre o que é e quais são os tipos de diversidade nas empresas. Acompanhe!

O que é diversidade nas empresas?

Podemos definir diversidade como um conjunto de pessoas com características e qualidades diferentes, que fazem parte de grupos culturais também distintos. Nas organizações, a diversidade pode ser compreendida por profissionais que apresentam diferentes:

  • idades;
  • etnias;
  • necessidades especiais;
  • religiões;
  • estado civil;
  • crenças variadas;
  • orientações sexuais;
  • classes sociais distintas;
  • gêneros;
  • orientações;
  • culturas.

A diversidade no ambiente de trabalho é importante para que a organização possa garantir equipes aptas para oferecer à companhia um universo de possibilidades de desenvolvimento de novos conhecimentos.

Isso confere às organizações mais conhecimento e habilidades. Esse conjunto, caso seja bem gerido, leva a diferenciais competitivos para a empresa.

Assim, uma cultura organizacional que contempla a diversidade como parte estratégica da organização, favorece o crescimento e a inovação de pessoas e toda a sua rede de relacionamentos, o que inclui outras empresas.

Um ambiente de trabalho saudável ainda torna possível a troca de experiências entre pessoas com perfis diferentes. Desse modo, o ambiente organizacional torna-se motivador e capaz de transformar o negócio, conferindo a ele um novo significado, e isso gera mais valor para os produtos e serviços da empresa.

No entanto, a diversidade nas empresas é algo que precisa ser construído aos poucos, para que todos possam se engajar por meio do diálogo. Isso assegura a manutenção das ações necessárias para que essa cultura tenha resultados consistentes e contínuos.

Para tanto, o setor de RH tem a função de ser o promotor da diversidade dentro das empresas, em conjunto com as lideranças. Assim, é possível buscar iniciativas e soluções para que diferentes perfis possam colaborar para o crescimento e desenvolvimento do negócio.

Quais os benefícios da diversidade para uma empresa?

Separamos para você os principais motivos para se investir na diversidade social nas empresas. Acompanhe!

Melhores resultados para a organização

Um quadro de colaboradores que abrange a diversidade agrega, promove e une a equipe em sua rotina profissional, gerando mais produtividade e resultados.

Isso acontece porque, em um ambiente diverso, as pessoas são mais empáticas. Isso favorece um ambiente organizacional mais motivador e estimulante, no qual prevalece o respeito e a contribuição mútua.

Menos conflitos internos

Empresas que mantêm a diversidade constroem, de forma gradativa, uma cultura voltada para respeito, que passa a fazer parte da cultura e valores da organização.

Com isso, é percebida uma melhora na convivência entre as pessoas e a rotina de trabalho passa a ser mais pacífica, favorecendo um clima organizacional positivo.

Menor índice de rotatividade na empresa

Com um clima organizacional positivo, a tendência é que haja menos rotatividade de pessoal (turnover), já que as pessoas passam a reconhecer naquele ambiente um local de crescimento, tanto pessoal quanto profissional.

Isso representa um ótimo ganho para as empresas. Afinal, uma grande quantidade de desligamentos gera altos custos para as organizações, tanto em termos de encargos com as demissões, quanto com novos processos seletivos, contratação e custos com treinamento e desenvolvimento.

Mais criatividade das equipes

Um ambiente saudável e diverso favorece a criatividade, a inovação e também a motivação dos trabalhadores. Como resultados temos mais soluções inovadoras e que podem ser combinadas para elevar o nível de competitividade da empresa.

Fortalecimento da marca empregadora

A valorização das iniciativas de diversidade nas empresas pode ser usada para elevar a reputação da organização como marca empregadora para todos os seus públicos de relacionamento. Como consequência, também gera importantes diferenciais competitivos para a empresa.

Quais são os principais tipos de diversidade nas empresas?

Ao contrário do que muitos profissionais de RH pensam, o conceito de diversidade nas companhias não está representado somente pela inclusão de profissionais de diferentes raças e gêneros.

É algo mais amplo, e essa discussão chegou ao Brasil na década de 90, juntamente com o avanço da globalização econômica. Isso aconteceu porque grandes organizações que se instalaram no país começaram a demandar dos colaboradores conhecimentos distintos.

Assim, diversidade de histórias, culturas, raças, crenças, orientações sexuais, idades, gêneros e pessoas com necessidades especiais passaram a fazer parte dessas companhias. Esses profissionais trazem uma gama de conhecimentos e experiências únicas que podem ser aplicados no trabalho.

No entanto, muito mais do que preencher uma tabela de cotas, a diversidade nas empresas deve ser entendida como a capacidade de interação com pessoas e culturas diferentes em prol de resultados produtivos para a organização.

Logo, os tipos de diversidade nas empresas promovem benefícios além da responsabilidade social, prezando pela inovação, criatividade e engajamento.

O papel do RH na diversidade das empresas

O Brasil é formado por várias etnias, que trouxeram com elas uma ampla variedade de culturas. Por isso, o respeito às diferenças já deveria ser algo implícito na nossa sociedade. Mas, essa ainda não é uma realidade nas empresas brasileiras.

Nesse cenário, os Recursos Humanos têm um papel essencial na cultura da diversidade dentro da organização, abrangendo todos os tipos de diferenças, sejam elas étnicas, de gênero, ou qualquer outra. Contudo, para que a implantação da diversidade nas empresas tenha êxito, é preciso contar com o apoio da alta gestão da companhia.

Isso porque a cultura da diversidade somente poderá se desenvolver se for implementada e aceita por todos os setores e, para isso, a liderança deve estar engajada. Para tanto, é necessário como primeiro passo que as organizações, suportadas pelo setor de RH, criem treinamentos com o objetivo de desenvolver o potencial de todos.

A partir dessa reunião de diferentes tipos de competências e perspectivas é que a companhia vai conquistar os tipos de diversidade na empresa, que a levará a patamares competitivos no mercado em que atua.

O Kenoby é um software de recrutamento e seleção que permite a gestão completa dos processos seletivos, desde a solicitação da posição até a contratação. Para saber mais, agende uma avaliação gratuita!

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Quer transformar a apresentação dos seus números de RH? Preencha o formulário abaixo para receber agora este template customizável…