Entenda melhor o recrutamento e seleção de vagas operacionais

Nova call to action

Os cargos operacionais são essenciais para que uma empresa consiga entregar seus melhores resultados. Partindo desse princípio, é fundamental ter em mente que otimizar o recrutamento e seleção das vagas operacionais é fator determinante para o sucesso das organizações.

No entanto, na prática, o que acontece é que os recrutadores focam seus esforços nos cargos mais estratégicos, desconsiderando os cuidados necessários para o recrutamento e seleção dessa importante mão de obra dentro das empresas.

Ao longo desta leitura trazemos para você como melhorar o recrutamento e seleção de vagas operacionais. Acompanhe!

Como melhorar o recrutamento de vagas operacionais?

Atrair e manter profissionais em cargos operacionais exige uma série de cuidados, que vão desde a definição do perfil da vaga até oferecer um plano de cargos e salários consistente. Importante também fazer os alinhamentos com o gestor do cargo, a fim de se chegar ao melhor descritivo da função, sem deixar de lado a coerência do perfil do candidato com o fit cultural da empresa. Veja, a seguir, como melhorar o recrutamento e seleção desses cargos!

Defina o tipo de recrutamento

Basicamente, existem três tipos de recrutamento. O primeiro deles é o recrutamento interno, que acontece quando o profissional já atua na empresa. A captação dos interessados acontece com a divulgação da vaga nos veículos de comunicação da empresa. Para isso, é preciso divulgar as atividades a serem desempenhadas, como nome da função, grau de escolaridade, salário e outras informações pertinentes ao descritivo do cargo.

O segundo tipo é o recrutamento externo, que tem como objetivo captar profissionais do mercado. Para tanto, a vaga é divulgada em redes sociais, sites, plataformas de vagas, entre outros veículos.

Já o terceiro é o recrutamento misto. Nessa modalidade de recrutamento, a vaga é aberta tanto para o público interno quanto para o externo. Todos participam do processo com igualdade, e preenche a vaga o candidato mais preparado para exercer as funções do cargo.

Trace o perfil comportamental dos candidatos

As empresas têm contratado por competências técnicas e demitido por questões comportamentais. Nesse sentido, é preciso traçar, de forma estratégica, o perfil do candidato, avaliando também as habilidades de temperamento do profissional.

Isso porque as habilidades comportamentais são capazes de influenciar o relacionamento com a equipe e também com a liderança, o que impacta no desenvolvimento dos projetos e até nos indicadores de produtividade da empresa.

Alinhe o perfil do candidato ao fit cultural da empresa

O alinhamento do fit cultural do candidato com a empresa é imprescindível para contratações de sucesso. Toda organização tem seus valores e um ritmo próprio, além de outros fatores que a fazem única. Ao traçar um perfil comportamental alinhado com as expectativas da empresa, você aumenta as chances de sucesso da contratação, diminuindo questões como turnover.

Além disso, garante um bom clima organizacional e o alinhamento da equipe, já que uma alta rotatividade pode prejudicar o trabalho do time e trazer diversos transtornos para a organização.

Entre as competências comportamentais mais valorizadas nas empresas estão:

  • busca constante por conhecimento;
  • capacidade de trabalho em equipe;
  • boa comunicação interpessoal;
  • habilidade de adaptação às mudanças.

Faça testes e avaliações psicológicas

Para chegar ao candidato ideal para a vaga, recorra a testes de perfil psicológico. Você tem diversas ferramentas que podem ser usadas para fazer uma boa avaliação comportamental, que também incluem testes comportamentais.

Caso não tenha as habilidades necessárias para esse tipo de análise, basta incluir, no processo seletivo, profissionais especializados — por exemplo, psicólogos — aptos a fazer esse tipo de verificação. Essa análise é essencial para identificar questões de personalidade que podem passar despercebidas em uma entrevista.

Defina um plano de cargos e salários

A fim de poder orientar os contratados em cargos operacionais sobre o caminho que eles devem trilhar para alcançar posições mais elevadas dentro da organização, é importante que a empresa tenha um plano de cargos e salários.

Além disso, ele ajuda na motivação dos funcionários em permanecer na empresa, fator primordial para a redução do turnover e o aumento da produtividade.

Faça a descrição de anúncio de forma detalhada

Um anúncio de vaga bem redigido é crucial para atrair os melhores talentos. Para isso, é relevante pensar em anúncios claros e objetivos, com as principais informações da empresa e um descritivo de cargo bem esclarecedor.

Lembre-se de adequar a linguagem ao público operacional. Capriche no título da vaga e seja o mais claro possível quanto às atividades a serem executadas. Acompanhe alguns tópicos para redigir um anúncio bem completo e eficiente:

  • título claro;
  • resumo das atividades a serem executadas;
  • faixa salarial e benefícios;
  • competências técnicas, formação e experiência;
  • dados sobre a empresa e local de trabalho;
  • informações para candidatura.

Divulgue as vagas nos locais certos

Candidatos a cargos operacionais geralmente consomem informação em redes sociais e sites de empregos gratuitos. A depender da função, considere também distribuir cartazes por ônibus e metrôs, além de anúncios em jornal.

Quais as peculiaridades das vagas operacionais?

De modo geral, a vagas operacionais replicam processos. Por isso, são atraídos para esses cargos candidatos mais jovens, geralmente à procura do primeiro emprego, pessoas com baixo nível de escolaridade ou estudantes que desejam trabalhar para custear seus estudos.

Dependendo da empresa, profissionais com cursos técnicos também são considerados operacionais, pois atuam em funções específicas dentro da organização, as quais não demandam tomadas de decisão.

As vagas operacionais estão distribuídas entre atendimento, logística, operadores de equipamentos, manutenção e estoque. De acordo com o segmento da empresa, essas vagas podem variar e são caracterizadas por um contato mais direto com a matéria-prima do negócio, como é o caso dos auxiliares de produção na indústria ou dos atendentes no comércio.

Logo, fica claro que, sem essas atividades, é difícil (para não dizer impossível) uma companhia realizar os diversos processos necessários para manter sua estrutura em funcionamento. Isso porque, até o produto ou serviço chegar ao consumidor final, uma série de processos devem ser executados, e eles demandam mão de obra para tal.

Como vimos ao longo desta leitura, as vagas operacionais são fundamentais para garantir o sucesso do funcionamento de qualquer empresa. Assim sendo, o recrutamento e seleção dessas vagas também merece atenção, seguindo um bom descritivo do cargo, a divulgação nos canais de comunicação mais aderentes a esse tipo de público, o alinhamento ao fit cultural, entre outras questões.

Se você gostou deste artigo, entre em contato e conheça nossas soluções para o recrutamento e seleção de vagas operacionais!

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Quer transformar seu R&S e admissão? Preencha o formulário abaixo e mergulhe nesse conteúdo gratuito e cheio de aprendizados sobre R&S e Admissão Digital.