Vantagens do recrutamento inteligente: Conheça as 8 principais

Nova call to action

Embora hoje exista uma variedade muito maior de canais para divulgação de vagas, as empresas encontram dificuldades em encontrar os profissionais mais indicados para exercer uma função. A fim de solucionar esse problema, podemos contar com as vantagens do recrutamento inteligente. Trata-se de uma estratégia que facilita a atração dos profissionais que mais se adaptam às necessidades da empresa.

Esse tipo de recrutamento acelera o processo seletivo e diminui os erros nas contratações, o que auxilia a gestão de pessoas e ajuda a reduzir os custos da corporação. E para melhorar ainda mais o seu recrutamento, se inscreva na nossa certificação de R&S. É grátis!

Quer entender melhor o que é o recrutamento inteligente e os seus benefícios? Continue lendo este post!

O que é o recrutamento inteligente?

O recrutamento inteligente consiste na atração, engajamento e retenção de profissionais, usando ferramentas tecnológicas como a Inteligência Artificial para a localização do candidato ideal, ou seja, aquele que traga competências técnicas e comportamentais para ocupar determinada vaga.

Ele se diferencia do recrutamento tradicional pela menor incidência de falhas. Afinal, este último é totalmente manual e sofre interferências de julgamento dos profissionais de RH responsáveis pelos processos, mesmo que de maneira não intencional.

Uma das vantagens do recrutamento inteligente é que ele permite a identificação de gargalos nos processos seletivos. Esse cuidado favorece a criação de estratégias que resolvam esses problemas e tornem a formação de equipes coesas uma realidade constante na organização.

Quais são as vantagens do recrutamento inteligente?

O recrutamento inteligente entra como ferramenta de apoio para que os profissionais de RH consigam fazer seleções mais apuradas e rápidas, encontrando os funcionários mais aderentes à vaga.

Essa abordagem não prevê a substituição das pessoas por máquinas. A interação humana é necessária para uma seleção bem-feita, e algumas nuances de comportamento só podem ser percebidas por meio do contato com outra pessoa.

Porém, as soluções de recrutamento inteligente ajudam os selecionadores durante as triagens e otimizam o processo.

Conheça os principais benefícios que essa modalidade oferece.

1. Filtros de seleção

Ao indicar as competências necessárias para determinada vaga, é possível criar filtros que façam uma seleção apurada das características dos candidatos. Assim, permite-se uma triagem mais precisa e que traga apenas os perfis de alto índice de adesão às características determinadas pela empresa.

2. Diminuição do absenteísmo

Os colaboradores que não gostam do que fazem ou do ambiente em que trabalham tendem a ter um baixo índice de engajamento. Isso traz um grande número de faltas e atrasos, afetando os índices de absenteísmo da organização.

Esse absenteísmo impacta diretamente a produtividade e, consequentemente, o alcance de metas da empresa.

3. RH estratégico

O RH estratégico baseia-se na integração com os demais setores da empresa, preocupando-se em gerenciar os talentos para o alcance das metas determinadas para o período.

Essa atuação vem ao encontro de uma nova abordagem em relação aos funcionários, que busca a valorização dessas pessoas. Afinal, colaboradores felizes trabalham melhor e tendem a manter a contratação por mais tempo. 

A abordagem estratégica do RH também ressalta a importância de contar com as pessoas certas para a realização das funções, obtendo assim maior produtividade.

O recrutamento inteligente é uma ferramenta importante para a execução do RH estratégico, ajudando a selecionar os candidatos de acordo com o perfil necessário para a vaga, considerando todos os aspectos relacionados.

4. Melhoria da marca empregadora

A marca empregadora é um fator importante na hora de atrair novos talentos. Trata-se da imagem que a corporação passa ao mercado de trabalho, considerando as oportunidades de crescimento, benefícios oferecidos e qualidade do clima organizacional, apenas para citar alguns aspectos.

Uma empresa que apresenta grande rotatividade acaba tendo a marca empregadora prejudicada. Da mesma forma, funcionários que não estão alinhados à cultura organizacional apresentam um nível de satisfação muito baixo, dando depoimentos que não são favoráveis à empresa e também afetando a imagem da organização como empregadora.

5. Aumento da retenção de talentos

Com um processo seletivo mais apurado, a possibilidade de erros na contratação cai drasticamente. Selecionando profissionais mais aderentes ao perfil da vaga, principalmente no que diz respeito ao fit cultural, a organização consegue promover uma maior retenção de talentos.

Isso faz com que os gestores tenham mais sucesso no planejamento de equipe e alcance de metas, além de diminuir os custos com novos processos seletivos.

6. Geração de um banco de dados

A empresa pode aproveitar os perfis que não foram aprovados, mas que passaram nas primeiras fases do processo seletivo. Com a ajuda do recrutamento inteligente, é possível reunir as informações desses profissionais e aproveitar esses perfis para as próximas vagas, eliminando algumas etapas do processo.

Para isso, pode ser montado um banco de dados a ser usado nas triagens das seleções que ocorrerem futuramente, diminuindo o tempo necessário para as contratações.

7. Retorno sobre o processo seletivo

É comum que os participantes dos processos seletivos fiquem ansiosos em relação aos resultados e queiram saber o seu desempenho durante o processo. O recrutamento inteligente dá um acompanhamento muito maior de cada etapa e permite que os candidatos recebam feedbacks, entendendo assim se foram aprovados para a próxima fase.

Esses retornos melhoram a experiência do candidato, construindo uma imagem muito positiva da empresa e ajudando a promover o engajamento durante a seleção.

8. Qualidade do produto ou serviço desenvolvido

Funcionários engajados buscam as melhores soluções para o desenvolvimento de suas tarefas e são capazes de trazer ideias inovadoras para a empresa. Como consequência, os produtos ou serviços oferecidos têm um índice de qualidade muito maior, o que coloca a organização à frente da concorrência e contribui para a conquista de novos clientes e para a expansão no mercado.

Conhecendo as vantagens do recrutamento inteligente e como essa ferramenta auxilia nos processos seletivos, fica fácil entender por que se trata de uma tendência em pleno crescimento e que deve fazer parte do trabalho do RH nas empresas, independentemente do porte. O uso da Inteligência Artificial durante o recrutamento e seleção faz toda a diferença na gestão de pessoas da organização.

Algumas outras estratégias também podem ser aplicadas na hora de encontrar o profissional ideal para o preenchimento de uma vaga. Uma delas é a colaboração de um headhunter, especialista na busca de talentos. Quer saber mais sobre esse trabalho? Confira com mais detalhes o que é um headhunter e o papel desse profissional.

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Quer transformar a apresentação dos seus números de RH? Preencha o formulário abaixo para receber agora este template customizável…