É inegável que, ao longo dos anos, as áreas de recursos humanos passaram a ocupar um espaço de grande importância nas empresas do ponto de vista estratégico. Porém, ainda há uma série de processos de RH que se constituem de atividades burocráticas, também são essenciais para as rotinas das organizações.
São justamente essas tarefas que podem ser automatizadas. Com o uso de ferramentas apropriadas, as equipes de RH têm mais disponibilidade para elaborar estratégias de gestão de pessoas focadas nos objetivos da empresa.
Confira abaixo alguns dos processos nos quais a automatização pode ser uma aliada da área de RH:
Contratação e desligamento
Em virtude dos diversos trâmites e prazos que envolvem essas tarefas, elas estão entre as mais beneficiadas com o uso da automatização. Contratar ou desligar um colaborador demanda uma série de cuidados com prazos, exigência de documentos e procedimentos que, caso não sejam realizados de forma correta, podem gerar, inclusive, multas à empresa.
A utilização de um software para auxiliar nas contratações, por exemplo, pode trazer diversos benefícios, como a centralização das postagens das vagas, a triagem dos candidatos pelo perfil desejado, redução do tempo gasto pelos recrutadores em cada contratação e a redução dos custos com demissões evitadas devido a contratações equivocadas.
Registros dos colaboradores
Um processo que geralmente exige um grande envolvimento de colaboradores do RH, além de ocupar significativo espaço físico, é a atualização constante dos registros dos colaboradores. Isso é necessário pois a empresa precisa frequentemente consultar os dados dos seus colaboradores para diversas atribuições da área no que se refere à gestão de pessoas.
A necessidade de espaço físico é contornada com a utilização de registros eletrônicos, que ainda facilitam a consulta e a atualização de dados e documentações, otimizando também o tempo das equipes de RH.
Treinamentos
A automatização também é uma aliada no gerenciamento dos treinamentos dos colaboradores. As empresas, em geral, incluem em seu planejamento estratégico metas de qualificação, indicando as áreas e os colaboradores com mais demanda por treinamentos. Porém, é preciso saber com precisão quem já participou de algum desses processos, e quais foram os resultados obtidos, e quais os pontos que precisam ser mais bem trabalhados.
Com o uso de ferramentas adequadas é possível atingir uma maior efetividade nos processos de capacitação. Soluções como portais para treinamentos, uso de vídeos online e ferramentas de interatividade em tempo real ajudam a identificar de forma mais clara como devem ser realizados os investimentos da empresa em qualificação e quais resultados podem ser alcançados.
Segurança da informação
A área de Recursos Humanos envolve o gerenciamento de dados confidenciais, que dizem respeito à vida dos colaboradores. Garantir sigilo, portanto, é uma missão do RH que pode ser facilitada pela automatização.
O uso de ferramentas que garantam o controle rígido dessas informações protege não apenas a empresa, mas todos os seus colaboradores. Arquivos físicos, por exemplo, que podem ser danificados ou perdidos, podem ser substituídos por soluções de armazenamento em nuvem.
Também é recomendável o uso de ferramentas para o gerenciamento dos perfis de acesso aos dados, com as devidas restrições ao tipo de conteúdo disponível.
Plataformas de Recrutamento
O mercado oferece diversas opções de ferramentas para as empresas que desejam investir na automatização de seus processos de RH. Um exemplo dessas plataformas é o Kenoby, voltada para o recrutamento e seleção, que conecta recrutadores, gestores e candidatos. Além da tecnologia de ponta que a ferramenta utiliza, ela se destaca pela interface simplificada e pela funcionalidade.
Você gostaria de saber mais sobre automatização nos processos de RH? Deseja conhecer outras ferramentas essenciais para a área? Então assine a nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre o tema.