O teste de atenção concentrada tem o objetivo de analisar a capacidade em concentração sob pressão por determinado período de tempo. Durante a aplicação, a profissional recebe uma folha com a grafia de triângulos em tamanhos desiguais, podendo ser aplicado individualmente ou por equipes.
O processo de recrutamento e seleção para encontrar o candidato ideal é algo que exige bastante habilidade dos profissionais de Recursos Humanos. É necessário usar ferramentas e instrumentos como o teste de Atenção Concentrada (AC), entre outras técnicas, para encontrar o profissional que preencha as exigências do cargo e tenha condições de se adequar à cultura organizacional da empresa.
Neste post, você vai aprender o que é o teste de Atenção Concentrada, como aplicar o teste de Atenção Concentrada e quais as vantagens de aplicar o teste de Atenção Concentrada . Se preferir, você também pode ouvir o conteúdo completo. É só dar play no botão abaixo e aproveitar.
Nesse cenário, os testes psicológicos são ferramentas importantes para avaliar aspectos bem específicos dos candidatos. São instrumentos importantes e que trazem muitas das respostas às quais a empresa precisa quando o assunto é a contratação de novos funcionários. O teste de Atenção Concentrada é um importante aliado dos recrutadores, pois, como o próprio nome diz, permite avaliar a concentração do candidato no ambiente de trabalho.
Se você preferir, baixe nosso Guia Prático sobre Testes Psicológico. Um e-book para você se aprofundar e ficar expert no assunto! Clique aqui para baixar
Como aplicar o teste de Atenção Concentrada?
Veja, abaixo, dicas para aplicar o teste de Atenção Concentrada!
- Escolha um local adequado
- Faça testes complementares
- Acalme o candidato
Escolha um local adequado
A escolha de um local tranquilo, limpo e arejado é muito importante para dar a tranquilidade que o candidato precisa para fazer o teste. Assim, ficar atento aos estímulos visuais e auditivos, à temperatura da sala e à iluminação, são alguns fatores que podem interferir no resultado do teste.
Esses são alguns dos pontos que precisam estar sob controle para que seja garantida uma boa condição de concentração para o candidato.
Faça testes complementares
Sabemos que o mercado de trabalho atual exige profissionais capazes de trabalhar de forma cada vez mais dinâmica e que tenham características como iniciativa, flexibilidade e autonomia. Por isso, é preciso avaliar o candidato sob diferentes olhares.
Para tanto, além dos testes de atenção concentrada, procure escolher outros complementares, que avaliem a agilidade, a disposição do candidato para conversar, e o raciocínio lógico. Bons exemplos desses testes são teste MBTI, teste DISC e teste BPR.
Acalme o candidato
É comum os candidatos se mostrarem um pouco ansiosos no momento das entrevistas e testes, já que estão disputando uma vaga que pode mudar seu destino profissional.
Por isso, é importante transmitir segurança e calma, explicando que o teste não se trata de uma prova, no qual há certo e errado. Esclareça que é apenas uma avaliação que faz parte do processo seletivo, e que as questões dizem respeito à personalidade de cada indivíduo.
Vale lembrar que os testes psicológicos para recrutamento e seleção são úteis e confiáveis, mas precisam estar alinhados com o contexto em que serão aplicados, assim como os outros métodos utilizados no processo seletivo. Para isso, é importante verificar se as perguntas da entrevista estão em conformidade com o teste ou se tornam a avaliação como um todo repetitiva.
Ao escolher um teste psicológico para ser aplicado, verifique também se ele está adequado para o cargo e o tipo de candidato que será analisado, e se fornece informações que possam complementar os outros instrumentos, como a própria entrevista e a avaliação de currículo.
Quer saber mais sobre os testes de AC? Então, continue a leitura!
Quais as vantagens de aplicar o teste de Atenção Concentrada na empresa?
Os testes de Atenção Concentrada no processo de recrutamento e seleção da empresa garantem contratações de sucesso. Com isso, é possível formar equipes mais alinhadas com os objetivos do negócio.
Isso porque, ao conhecer o perfil psicológico do funcionário, o RH assegura uma maior previsibilidade a respeito do comportamento do candidato e de sua interação com a equipe.
Isso favorece a manutenção do clima organizacional, além de mais produtividade nas tarefas do dia a dia. Outro impacto positivo é a diminuição nas taxas de rotatividade de pessoal, já que os testes psicológicos e todas as outras fases do processo seletivo garantem que o candidato tenha o perfil adequado para a vaga e a cultura da empresa.
Assim, os testes de Atenção Concentrada, aliados a outras avaliações psicológicas, constituem uma etapa fundamental do processo de recrutamento e seleção. Eles tornam possível a avaliação de habilidades subjetivas e que, de outra forma, não poderiam ser mensuradas por meio dos testes técnicos e de avaliação curricular.
E então, gostou de saber mais sobre o Teste de Atenção Concentrada? Para receber outras publicações, siga a gente nas redes sociais! Estamos no Facebook e no Linkedin!
Ou caso queira saber mais como a Kenoby pode ajudar a sua empresa a diminuir o tempo de fechamento de vaga com mais qualidade na contratação profissional, entre em contato conosco.