Teste de atenção concentrada: entenda o que é e como utilizá-lo

Nova call to action

O teste de atenção concentrada tem o objetivo de analisar a capacidade em concentração sob pressão por determinado período de tempo. Durante a aplicação, a profissional recebe uma folha com a grafia de triângulos em tamanhos desiguais, podendo ser aplicado individualmente ou por equipes.

O processo de recrutamento e seleção para encontrar o candidato ideal é algo que exige bastante habilidade dos profissionais de Recursos Humanos. É necessário usar ferramentas e instrumentos como o teste de Atenção Concentrada (AC), entre outras técnicas, para encontrar o profissional que preencha as exigências do cargo e tenha condições de se adequar à cultura organizacional da empresa.

Neste post, você vai aprender o que é o teste de Atenção Concentrada, como aplicar o teste de Atenção Concentrada e quais as vantagens de aplicar o teste de Atenção Concentrada . Se preferir, você também pode ouvir o conteúdo completo. É só dar play no botão abaixo e aproveitar.

Nesse cenário, os testes psicológicos são ferramentas importantes para avaliar aspectos bem específicos dos candidatos. São instrumentos importantes e que trazem muitas das respostas às quais a empresa precisa quando o assunto é a contratação de novos funcionários. O teste de Atenção Concentrada é um importante aliado dos recrutadores, pois, como o próprio nome diz, permite avaliar a concentração do candidato no ambiente de trabalho.


Se você preferir, baixe nosso Guia Prático sobre Testes Psicológico. Um e-book para você se aprofundar e ficar expert no assunto! Clique aqui para baixar


Como aplicar o teste de Atenção Concentrada?

Veja, abaixo, dicas para aplicar o teste de Atenção Concentrada!

  • Escolha um local adequado
  • Faça testes complementares
  • Acalme o candidato

Escolha um local adequado

A escolha de um local tranquilo, limpo e arejado é muito importante para dar a tranquilidade que o candidato precisa para fazer o teste. Assim, ficar atento aos estímulos visuais e auditivos, à temperatura da sala e à iluminação, são alguns fatores que podem interferir no resultado do teste.

Esses são alguns dos pontos que precisam estar sob controle para que seja garantida uma boa condição de concentração para o candidato.

Faça testes complementares

Sabemos que o mercado de trabalho atual exige profissionais capazes de trabalhar de forma cada vez mais dinâmica e que tenham características como iniciativa, flexibilidade e autonomia. Por isso, é preciso avaliar o candidato sob diferentes olhares.

Para tanto, além dos testes de atenção concentrada, procure escolher outros complementares, que avaliem a agilidade, a disposição do candidato para conversar, e o raciocínio lógico. Bons exemplos desses testes são teste MBTIteste DISC e teste BPR.

Acalme o candidato

É comum os candidatos se mostrarem um pouco ansiosos no momento das entrevistas e testes, já que estão disputando uma vaga que pode mudar seu destino profissional.

Por isso, é importante transmitir segurança e calma, explicando que o teste não se trata de uma prova, no qual há certo e errado. Esclareça que é apenas uma avaliação que faz parte do processo seletivo, e que as questões dizem respeito à personalidade de cada indivíduo.

Vale lembrar que os testes psicológicos para recrutamento e seleção são úteis e confiáveis, mas precisam estar alinhados com o contexto em que serão aplicados, assim como os outros métodos utilizados no processo seletivo. Para isso, é importante verificar se as perguntas da entrevista estão em conformidade com o teste ou se tornam a avaliação como um todo repetitiva.

Ao escolher um teste psicológico para ser aplicado, verifique também se ele está adequado para o cargo e o tipo de candidato que será analisado, e se fornece informações que possam complementar os outros instrumentos, como a própria entrevista e a avaliação de currículo.

Quer saber mais sobre os testes de AC? Então, continue a leitura!

Quais as vantagens de aplicar o teste de Atenção Concentrada na empresa?

Os testes de Atenção Concentrada no processo de recrutamento e seleção da empresa garantem contratações de sucesso. Com isso, é possível formar equipes mais alinhadas com os objetivos do negócio.

Isso porque, ao conhecer o perfil psicológico do funcionário, o RH assegura uma maior previsibilidade a respeito do comportamento do candidato e de sua interação com a equipe.

Isso favorece a manutenção do clima organizacional, além de mais produtividade nas tarefas do dia a dia. Outro impacto positivo é a diminuição nas taxas de rotatividade de pessoal, já que os testes psicológicos e todas as outras fases do processo seletivo garantem que o candidato tenha o perfil adequado para a vaga e a cultura da empresa.

Assim, os testes de Atenção Concentrada, aliados a outras avaliações psicológicas, constituem uma etapa fundamental do processo de recrutamento e seleção. Eles tornam possível a avaliação de habilidades subjetivas e que, de outra forma, não poderiam ser mensuradas por meio dos testes técnicos e de avaliação curricular.

E então, gostou de saber mais sobre o Teste de Atenção Concentrada? Para receber outras publicações, siga a gente nas redes sociais! Estamos no Facebook e no Linkedin!

Ou caso queira saber mais como a Kenoby pode ajudar a sua empresa a diminuir o tempo de fechamento de vaga com mais qualidade na contratação profissional, entre em contato conosco.

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Faça parte da Jornada do RH Digital e comece 2021 com inovação. Inscreva-se!

Faça parte da Jornada do RH Digital e comece 2021 com inovação. Inscreva-se!

Veja os melhores momentos da live sobre cultura e diversidade no R&S. Preencha o formulário abaixo e assista agora!

Veja os melhores momentos da live sobre cultura e diversidade no R&S. Preencha o formulário abaixo e assista agora!

Quer participar com a gente? Preencha o formulário abaixo para mergulhar nessa transmissão gratuita cheia de aprendizados sobre diversidade e cultura…