Dando sequência a nosso último post, hoje iremos abordar detalhadamente as principais etapas na hora de estruturar uma entrevista de emprego. É importante que haja um processo não apenas na condução da entrevista estruturada, mas também em sua preparação a fim de garantir a sua eficácia.
Vejamos aqui o passo a passo para elaborar uma entrevista estruturada:
1. Análise do Job description
Gaste um tempo com a análise da vaga que será preenchida. Quais são os conhecimentos, habilidades e atitudes que são relevantes para a performance no trabalho a ser desenvolvido pelo candidato?
Tenha em mente que cada trabalho requer um determinado conjunto de competências. Resista à tentação de criar um único perfil de candidato ideal para a sua empresa ou um departamento como um todo.
Abaixo, deixamos alguns exemplos de critérios de seleção:
- Competências técnicas (Programação, Finanças, Estatística, etc)
- Habilidades interpessoais (Comunicação, Apresentação, Rapidez na criação de rapport)
- Capacidade de solução de problemas
- Flexibilidade
2. Objetivo da entrevista
Com os critérios que serão utilizados em sua vaga, será mais fácil definir o objetivo da entrevista. Comece pelos critérios que não podem ser facilmente avaliados de outra forma, como por exemplo capacidade argumentativa ou preparação. A fim de manter o tempo de entrevista curto e conseguir aprofundar em cada um dos critérios, procure ater-se a até 5 pontos de avaliação.
3. Elabore as perguntas
Alguns formatos de perguntas são mais adequados para as entrevistas estruturadas do que outros. Todos, porém, possuem as mesmas características. São questões abertas e são acompanhadas de perguntas que buscam aprofundar as respostas oferecidas pelos candidatos. A fim de garantir melhor análise de competências, os tipos mais comuns em entrevistas estruturadas são:
Perguntas situacionais
Neste tipo de pergunta, o recrutador coloca ao candidato uma situação hipotética e pergunta como ele agiria, buscando na resposta indícios de que o candidato possui as qualificações necessárias ao cargo.
ExemploSuponha que você irá vender um espaço publicitário em uma revista. O que você faria antes da reunião com o cliente? Quais pontos você abordaria na reunião?
Perguntas comportamentais
São perguntas em que o candidato é estimulado a descrever experiências de trabalho e vida anteriores que são relevantes ao cargo em questão. São perguntas geralmente diretas em seu intuito. Ao fazê-las, certifique-se que o candidato aborde as particulariedades da situação, as ações que tomaram frente ao cenário e os resultados obtidos.
ExemploFale-me sobre uma situação em que você teve de ser criativo para resolver um problema. Qual era a situação? O que você fez? Qual o resultado obtido?
Perguntas de conhecimento técnico
Tal tipo é utilizado para certificar que o candidato, de fato, possui os conhecimentos técnicos essenciais para a execução de suas tarefas, sem os quais a adequação do candidato ao cargo fica comprometida.
Exemplo
Qual o impacto da nova regra de ICMS no processo fiscal de e-commerces?
4. Determine os critérios de avaliação
Organize de forma objetiva os critérios pelos quais os candidatos serão avaliados. O modo mais comum é elaborar uma tabela com notas entre 1 e 5 descrevendo os níveis e apresentando exemplos de respostas para cada um deles. Aqui no Kenoby usamos a seguinte tabela para medir a competência “Preparação”:
Nota | Descrição | Exemplo |
1 | Não mostrou preparação para a entrevista | Não trouxe qualquer elemento que mostrasse ter lido o mateiral. |
2 | Leu o material, porém apresentou indícios de não ter buscado compreender o material enviado em sua totalidade. | |
3 | Mostrou preparação para a entrevista de forma passiva | Leu o material, mostrando boa compreensão do que foi pedido. |
4 | Leu o material e realizou pesquisas sobre o tema. | |
5 | Mostrou preparação para a entrevista de forma atia | Leu o material, realizou sobre o tema e sobre o Kenoby e buscou aplicar o conteúdo do material no contexto mercadológico da empresa. |
5. Treine seus entrevistadores
Gaste um tempo para treinar quem irá participar da entrevista para que possam conduzí-la da melhor forma possível. Garanta a seus entrevistadores um repertório de perguntas para aprofundar nas respostas dos candidatos e treine-os para evitar qualquer imparcialidade na hora de julgar um candidato.
Certifique-se que seus entrevistadores estejam tomando notas ao longo das entrevistas que serviram de substrato para a avaliação dos candidatos.
Você também pode se interessar por: